Advogado Francisco Carlos Santos de Jesus é homenageado pela Alese

Durante Sessão Especial realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), na manhã desta sexta-feira (20), o administrador, advogado e professor Francisco Carlos Santos de Jesus, recebeu o Título de Cidadão Sergipano. A autoria é da deputada Lidiane Lucena (Republicanos). A homenagem aprovada por unanimidade foi acompanhada por familiares e amigos da Universidade Tiradentes, do Rotary Clube e de outras instituições nas quais prestou serviços.

Deputada Lidiane Lucena

Segundo a deputada Lidiane Lucena, o momento é de felicidade em poder oferecer o Título de Cidadania Sergipana. “Esse é um reconhecimento mais do que merecido porque não escolhemos a nossa famíli e nem aonde vai nascer, mas escolhe o lugar que chamamos de lar e possa construir boas lembranças e raízes. O Senhor Francisco Carlos  vem dando uma grande contribuição para a educação, com uma importante ligação com o grupo Tiradentes. Ele tem raízes sergipanas; nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas tem raízes em Siriri e faz parte da Academia de Letras de Riachuelo, fez uma reunião de colegiado aqui no estado e eu acredito que já era hora desse reconhecimento, pois sabemos que a educação é um dos pilares fundamentais e eu que fico muito honrada em poder destinar esse título a ele”, ressalta.

Muito emocionado, o homenageado disse que receber o título é algo espetacular, principalmente em virtude das raízes sergipanas.

“Eu sou carioca e um dos poucos nascido no Rio de Janeiro; a grande massa é sergipana. Minha mãe Maria do Carmo Santos de Jesus (D. Carmem) nasceu em Siriri; meu pai Rubens Teixeira de Jesus é baiano de Salvador, e se conheceram no Rio de Janeiro; estar estar recebendo essa homenagem era um sonho meu antigo. Eu já tenho o Título de Cidadão Aracajuano, concedido por intermédio do atual presidente do Conselho Estadual de Administração, Carlos Eloy. Eu venho trabalhando esse sonho com cautela, sem pressa e chegou a hora. Ser aprovado por unanimidade por essa Casa Legislativa e por iniciativa da deputada Lidiane Lucena, é algo fantástico e eu venho a Sergipe pelo menos três vezes por ano; vou à Siriri ver os meus primos e outros parentes, a exemplo do ex-governador Jackson Barreto, um cara que tenho um amor muito grande. A emoção é grande e desde que cheguei, que estão passando vários filmes na minha cabeça. Até antes da  homenagem eu dizia ser filho, sobrinho, primo e neto de sergipano. Após a cerimônia, minha fala tem uma mudança estrutural e eu também sou sergipano”, destaca.

Francisco Carlos destacou as raízes sergipanas

A Sessão Especial foi  acompanhada por muitos amigos e parentes, a exemplo do primo e ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto. “Francisco tem uma vida muito integrada ao estado de Sergipe, apesar de ter nascido no Rio de Janeiro; pois a mãe é sergipana de Siriri, terra também da minha genitora.  Participar dessa homenagem a uma pessoas que tem muitos serviços prestados ao nosso estado, principalmente na área que ele atua, que é no Conselho Federal de Administração, é gratificante. Ele tem dedicado um amor especial a Sergipe; eu diria até por conta de suas raízes junto à Universidade Tiradentes, ao pessoal do Rotary, tem dado a sua contribuição. Se é um cidadão que vai receber um título merecido é Chico. Primeiro pelas suas raízes, segundo porque já tem serviços prestados e reconhecido em nosso estado em todas as áreas”, enfatiza Jackson Barreto.

Homenageado

Formado em Administração (Faculdade Estácio de Sá – RJ) e em Direito (Universidade Cândido Mendes – RJ), com Pós Graduação em Direito Ambiental (Escola Superior de Advocacia OAB/RJ) e Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá, com MBA em Gestão e Desenvolvimento Empresarial (UFRJ / IARJ), colaborou para realização em Aracaju, no ano de 2014, da reunião do Colégio de Presidentes do Sistema CFA/CRA’s.  Cooperou na sensibilização e efetivação de parceria com o CRA/RJ para disponibilizar aos Administradores e Tecnólogos de Gestão, profissionais ou estudantes de Sergipe mais de 150 cursos online pela Universidade Corporativa do Administrador/Centro de Educação Continuada Gilda Nunes do CRA/RJ.

Intermediou a parceria do CRA-SE e a FEBRAPAM para a realização do Congresso Nacional de Peritos – CONAPE 2019, além de mediar na assinatura de termo de Parceria com a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de Sergipe – APEJESE.

Jackson Barreto enaltece atuação do primo em Sergipe

Convidado pelo Magnífico Reitor Prof. Adm. Jouberto Uchôa de Mendonça, o Sr. Francisco Carlos proferiu palestras de abertura do ano letivo dos Cursos de Administração da Universidade Tiradentes em Aracaju, por três vezes. Suas palestras inspiraram e motivaram os estudantes, contribuindo para a formação de futuros profissionais de Administração qualificados e engajados com o desenvolvimento do estado.

Atuou também como palestrante em evento realizado pela UNIT em comemoração ao Dia do Administrador. Sua palestra abordou temas relevantes para a área da Administração, contribuindo para a atualização profissional dos participantes.

É membro fundador do Museu Sergipano de Contabilidade, instituição que tem como objetivo preservar a memória da profissão contábil em Sergipe e promover a valorização da história da contabilidade no estado. Sua participação na fundação do museu demonstra seu compromisso com a preservação da memória e da cultura contábil sergipana. E, membro correspondente da ARLA – Academia Riachuelense de Letras, Ciências e Artes. Essa honraria reconhece sua contribuição para o desenvolvimento da cultura e da ciência em Sergipe.

Recebeu também outros honrosos títulos em nosso estado, dentre eles o de Cidadão aracajuano, sendo associado Honorário do Rotary Clube Aracaju Siqueira Campos.

Fotos: Joel Luiz/Alese