logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

“A presença de dentistas nas UTIs deve ser obrigatória em SE”, defende Neto Batalha

Por Assessoria Parlamentar 

O deputado estadual Neto Batalha (PP) protocolou um importante projeto de lei em benefício da saúde bucal dos sergipanos. Trata-se da obrigatoriedade de profissionais de odontologia nas UTIs dos hospitais públicos e privados de Sergipe. “Qualquer que seja o tipo de doença, é necessário haver cuidados com a arcada dentária dos pacientes internados na UTI”, observa o parlamentar.

O projeto de lei prevê que o profissional lotado na Unidade de Terapia Intensiva deve ser um cirurgião dentista habilitado e devidamente inscrito no Conselho Regional da categoria. “Neste caso, os profissionais de odontologia estarão aptos ao atendimento preventivo, eletivo e de emergência aos pacientes internados”, esclareceu.

Segundo Neto Batalha, a iniciativa tem objetivo de aprimorar os cuidados prestados às pessoas hospitalizadas, tendo em vista que a ausência deste profissional nas UTIs, contribui para o aumento de mortes nos hospitais públicos e privados de todo o país.

“A cavidade oral, em virtude de sua localização e de suas funções, é uma zona de absorção, retenção e excreção de substâncias tóxicas, inclusive serve de porta de entrada de diversos microrganismos que podem ocasionar infecções em diversos órgãos do corpo humano”, salientou.

Por fim, o parlamentar acredita que a presença dos dentistas na UTI é medida de assistência necessária e até mesmo urgente. “Caso aprovada, a lei permitirá a prevenção, o tratamento e ações paliativas que podem abreviar o restabelecimento do paciente e também ter a sua vida salva”, ressaltou.

Foto: Divulgação/Ascom

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo