logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

“A Parada LGBTQIA+ de Sergipe é um exemplo de resistência e ocupação”, declara Linda Brasil

Por Assessoria Parlamentar

Alegria, diversidade e respeito não faltou na 22ª edição da parada LGBTQIA+ de Sergipe, que aconteceu na tarde do último domingo, 27, na Orla da Atalaia. A deputada estadual Linda Brasil (Psol) marcou presença em mais uma edição do evento, que trouxe como temática: “Movimento por melhores políticas públicas”, mostrando que a parada é um evento para a alegria, diversidade, mas também é um espaço de luta e resistência por direitos e cidadania.

“Pela primeira vez na existência da política sergipana tem uma travesti ocupando a Assembleia Legislativa de Sergipe e vamos ocupar cada vez mais, não só a política, mas também todos os espaços que sempre nos foram negado. Viva o amor, viva a diversidade, viva o respeito de ser, existir e amar quem a gente quiser”, pontuou a deputada.

A Parada LGBTQIA+ é a maior manifestação de rua do estado de Sergipe e faz parte do calendário cultural de Aracaju. Este ano, o evento chamou a atenção da sociedade e do poder público sobre a importância do enfrentamento à violência e garantia de direitos e cidadania para a população.

De acordo com um mapeamento de políticas públicas para a população LGBTQIA+, realizado pela Aliança Nacional LGBTI+ e Grupo Arco-íris de Cidadania LGBTI+, divulgado em março deste ano, das 27 unidades da federação, 19 não têm um plano ou programa específico para a população LGBTIA+.

Ainda segundo a pesquisa, Sergipe ficou em 13º lugar no ranking geral, o que revela uma falta de comprometimento do governo local. “Infelizmente faltam políticas públicas para combater as violências contra a comunidade LGBTQIA+ de Sergipe. É preciso investir em políticas de enfrentamento aos diversos tipos de violações de direitos humanos. Isso envolve a criação de leis que punam severamente os crimes de ódio contra pessoas LGBTQIA+, bem como a promoção da conscientização e da educação sobre questões referentes à comunidade para reduzir o preconceito e a intolerância”, destacou Linda.

Para a deputada Linda Brasil, além de ser um evento representativo, a Parada LGBTIA+ é um exemplo de resistência e ocupação. “Quero parabenizar todas, todes e todos que participaram dessa festa maravilhosa, bem como toda a organização desse evento que é muito representativo e é um exemplo de resistência e de ocupação. É importante ocuparmos todos os espaços que sempre nos foram negados e precisamos estar de mãos dadas, construindo um mundo mais justo e igualitário, onde todas as pessoas possam viver em paz e segurança”, pontuou a deputada.

Foto: Assessoria Parlamentar

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo