logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

“A enfermagem requer coragem. Parabéns aos profissionais”, diz Paulo Júnior em sessão especial pelos 50 anos do curso de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe

A Assembleia Legislativa de Sergipe realizou Sessão Especial em comemoração aos 50 anos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A propositura do deputado estadual Paulo Júnior (PV) relembrou a trajetória do curso e momentos importantes de atuação na saúde pública.

Durante a solenidade, foram destacadas as cinco décadas de contribuição do curso para a formação de profissionais da saúde em Sergipe e no Brasil, além do papel fundamental da UFS na consolidação da enfermagem como área essencial para o cuidado e o fortalecimento do SUS.

“Celebrar esses 50 anos nos enche de orgulho, pois estamos falando da história de uma instituição e da trajetória de homens e mulheres que dedicam suas vidas ao cuidado com o próximo. Não podemos deixar de lembrar da educadora Opelina Rollemberg, a primeira enfermeira sergipana, que abriu caminhos na profissão, dando exemplo e inspiração. Celebrar o Jubileu de Ouro é reconhecer histórias de luta, conquistas e esperanças. É relembrar o heroísmo da enfermagem, sobretudo em momentos desafiadores, como a pandemia, quando tantos profissionais se tornaram símbolo de resistência. Em nome do povo sergipano, manifesto minha gratidão a todos que construíram essa história: aos pioneiros de 1975, aos professores, estudantes e aos enfermeiros que dignificam essa profissão”, destacou o parlamentar.

O diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFS, Charles dos Santos Estevan, enfatizou o papel da universidade pública na formação da área da saúde.

“A UFS é a única instituição pública de ensino superior em Sergipe. Desde sua fundação, o CCBS tem sido parte essencial dessa história, influenciando diretamente a formação dos profissionais de saúde. Celebrar esta data é reconhecer professores, orientadores, preceptores e alunos que contribuíram para esses 50 anos, e também olhar para o futuro com inovação, novos espaços didáticos e a ampliação da Clínica Escola de Enfermagem”, afirmou.

A professora Lara Leite, representante do curso de Enfermagem, lembrou que a formação já contabiliza 3 mil egressos desde a sua criação, reforçando a importância do curso para o estado.

Durante a sessão, também foram registradas falas emocionadas de estudantes, como do acadêmico Victor Eduardo, representante discente. “Que sejamos a geração que honrou a história dos 50 anos e que garantirá que os próximos 50 sejam ainda mais gloriosos, com ousadia, ciência e humanismo. Parabéns a todos os professores e colegas pela coragem de escolher o caminho do cuidado”.

Atualmente, o curso de Enfermagem da UFS conta com 337 alunos ativos. A trajetória do curso passou por diferentes etapas, desde sua implantação no Hospital Cirurgia até sua consolidação no Campus de São Cristóvão.

A sessão especial contou com a presença da deputada estadual Linda Brasil, autoridades acadêmicas, profissionais da enfermagem, estudantes, ex-alunos e representantes de entidades ligadas à saúde.

 

Fotos: Joel Luiz / Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo