Por Aldaci de Souza
Após um longo período sem apresentações em virtude do período da pandemia da Covid-19, a Cia de Arte Alese (iniciativa da Escola do Legislativo-Elese), retornou na última terça-feira, 17, com apresentações do espetáculo As Aventuras da Leitura nas escolas da rede estadual de ensino. Alunos e professores da Escola Estadual Graccho Cardoso em Propriá acompanharam a encenação dos atores, seguindo os protocolos sanitários.
A peça completou quatro anos e retorna com com a finalidade de levar para estabelecimentos de ensino, uma educação cidadã e legislativa, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).
Nessa nova fase, o grupo teatral faz apresentações além de Propriá, nas cidades de Santana do São Francisco. Brejo Grande e Ilha das Flores. De acordo com o diretor da Escola Estadual Graccho Cardoso, Gilcleverton Gois de Barros, foi de suma importância para o estabelecimento de ensino, receber o grupo teatral. “Graças a Deus correu tudo bem; cumprimos o distanciamento social atendendo os protocolos de segurança e receber o espetáculo da Cia de Arte Alese foi muito importante para a nossa unidades e só temos a gradecer por esse momento”, afirma.
A coordenadora e fundadora da Cia de Arte Alese, Mônica Moreira, explicou que a peça As aventuras da Leitura é atemporal.
“No espetáculo, a gente fala sobre diversos assuntos, mostra a importância da leitura para o desenvolvimento da pessoa e que é possível aprender brincando. Estamos voltando aos poucos com as apresentações nas escolas da rede estadual de ensino, tomando todos os cuidados. É uma felicidade para todos os que fazem a Cia de Arte, retornar às apresentações com a certeza de que teremos dias melhores”, observa.
Além de Propriá, os atores estarão encenando a peça até a próxima sexta-feira, 20, em escolas de Santana do São Francisco, Brejo Grande e Ilha das Flores.
Fotos: Divulgação Cia de Arte Alese