logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Projeto que torna “Festa de Cruz de Bela” em Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe é aprovado na Alese

Por Assessoria Parlamentar

O projeto de autoria da deputada estadual, Maisa Mitidieri (PSD), que solicita que a “Festa de Cruz de Bela”, do município de Maruim, torne-se Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe, foi votado na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese),  nesta quarta-feira, 26. Aprovada pelos parlamentares, por unanimidade, a propositura seguirá para sanção do governador Belivaldo Chagas. 
 
A tradicional “Festa de Cruz de Bela”, conhecida como Feirinha de Cruz de Bela, é celebrada em 15 de novembro, e é uma festividade de extrema representatividade para o município de Maruim. A centenária, história de Bela e sua cruz,  atravessa gerações, através da oralidade popular.  “A intenção do PL é formalizar a festa e fazer com que essa tradição se fortaleça e siga sendo passada de geração em geração”, afirma a deputada. 
 
Reunindo moradores de Maruim e filhos da terra, que retornam para um ambiente familiar com apresentações musicais, parque de diversão, comidas típicas, atividades esportivas, culturais e religiosas, a comemoração é uma manifestação da arte popular que, além de divertir, proporciona um aquecimento na economia do município. 
 
De acordo com a escritora e professora, Lúcia Marques, no Inventário Cultural de Maruim, as pessoas ficaram comovidas pela forma como a menina Bela morreu, e passaram a ser devotos e a preces atendidas pela criança. Como forma de gratidão, os fiéis apresentavam votos, expostos na pequena capela, que está localizada no bairro onde a festa acontece.
 
A história de Bela será transformada em um telefilme de ficção, baseado em fatos reais, com duração de 30 minutos. A trama será ambientada em Maruim, cidade onde a menina foi morta, no final do século XIX e o filme será custeado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap).
 
Foto: Divulgação Ascom
 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo