Por Assessoria Parlamentar
Reforçando a posição crítica tomada nas suas redes sociais, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) aproveitou a sessão mista desta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para lamentar e criticar a ação de desocupação, realizada no domingo (23), que resultou no retirada de dezenas de famílias sem teto que ocupavam o Edifício Danusa, localizado na Avenida Ivo do Prado, no Centro de Aracaju, que abrigava a Ocupação João Mulungu. As famílias, organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), reivindicavam o direito legítimo de acesso a uma moradia digna.
“Eu quero não só lamentar como denunciar a desproporção utilizada pelo aparato estatal para promover essa desocupação, num período de pandemia de covid em que Sergipe alcançou o primeiro lugar no número proporcional de mortes pela doença. Foi uma ação lamentável e inadmissível”, afirmou o parlamentar, lembrando que o Edifício Danusa estava desocupado há anos, sem qualquer utilização e sem cumprir a função social da propriedade que a Constituição brasileira exige.
Para Iran, analisando a cronologia que levou à ação de retirada à força das famílias da Ocupação João Mulungu, percebe-se que o Estado agiu de uma forma, no mínimo, estranha em operações daquela natureza.
“Gostaria de ouvir as autoridades encarregadas dessa ação para entender melhor como se deu essa operação. Inclusive, vou preparar e encaminhar requerimentos neste sentido, porque essa ação ocorreu exatamente no momento em que o país se mobiliza para impedir despejos e desocupações como o que vimos no domingo”, relatou o petista.