Por Aldaci de Souza
Foi aprovada na sessão mista desta terça-feira, 25, a Indicação nº 214/2021, do deputado Rodrigo Valadares (PTB), solicitando à Prefeitura de Propriá, que reative o Tiro de Guerra em parceria com o Exército Brasileiro, para que os jovens sergipanos da região possam prestar o serviço militar.
De acordo com a Indicação, o Tiro de Guerra é uma instituição militar do Exército encarregada de formar atiradores ou cabos de segunda categoria (reservistas). “Os tiros de guerra são estruturados para conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo, proporcionando a milhares de jovens brasileiros, principalmente os que residem nas cidades do interior, a oportunidade de prestarem o Serviço Militar Inicial”, justifica o deputado na solicitação.
Rodrigo Valadares acrescenta no documento que Propriá era uma das três cidades sergipanas, a exemplo de Lagarto e Estância, a possuir o destacamento, que atualmente encontra-se desativado. “O Tiro de Guerra acontece durante acordo firmado entre os municípios e ocomando da região militar. O Exército fornece aos instrutores, fardamentos e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza aas instalações”, explica.
Foto: Jadilson Simões