Por Aldaci de Souza
Comemora-se nesta quinta-feira, 5, o Dia Nacional da Cultura e o deputado Iran Barbosa (PT) destacou a importância de preservar as manifestações culturais.
“Todas as sociedades democráticas devem assegurar aos seus cidadãos, por meio de políticas públicas, o acesso a bens e equipamentos de Cultura”, entende.
Iran Barbosa lembrou que a Constituição Brasileira afirma o direito à Cultura como fundamental.
“Um direito que tem sido lesado por sucessivas investidas: o rebaixamento de status do Ministério da Cultura para Secretaria e sua desestabilização com a errática e permanente troca de secretários; a censura a produções artísticas; a inviabilização de instituições culturais da relevância da Ancine e do Iphan, entre tantos outros ataques”, enfatiza.
“O setor cultural brasileiro que padecia com a desestruturação e a asfixia econômica promovidas pelo Governo Federal, foi ainda impactado pelos efeitos devastadores da pandemia. Nós acreditamos que a riqueza da cultura brasileira também se revela em imenso poder de resistência. Hoje é mais um dia de luta pela valorização da cultura brasileira”, acredita.
Foto: Irineu Fontes