logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Maisa Mitidieri solicita ao governo do Estado ações de conscientização e prevenção ao suicídio em Sergipe

Por Assessoria Parlamentar

Um estimativa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostrava que até 2020 a depressão se tornaria a doença mais incapacitante do mundo. Com a chegada da pandemia da Covid-19 e o isolamento social, esse quadro agravou ainda mais, ao ponto que estima-se que a cada 40 segundos, uma pessoa tira sua própria vida. No Brasil são registrados 12 mil suicídios por ano, esse número sobe para 1 milhão em todo o mundo, de acordo com os dados registrados pela OMS. 

Diante desse cenário, a deputada estadual, Maisa Mitidieri (PSD), protocolou e teve a aprovação, na sessão mista desta terça-feira, 8 , na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a indicação nº 470/2020 que será encaminhada ao governador Belivaldo Chagas, nela a parlamentar sugere que sejam realizadas ações de promoção à saúde mental durante a campanha do “Setembro Amarelo”. 

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV),  o atendimento aos sergipanos com depressão e outros problemas emocionais chegou à marca de mais de 100 mil pessoas e com a pandemia esse número consequentemente aumentou. “Infelizmente estamos atravessando um momento difícil, e devemos estar unidos ajudando um ao outro. O objetivo da propositura é justamente ampliar ainda mais as informações e fazer com que as pessoas comecem a desmistificar o assunto e busquem ajuda o quanto antes”, afirma a deputada. 

Segundo Maisa, buscar conhecimento e incentivar o diálogo aberto sobre a questão é muito importante no processo de entendimento da doença. “Devemos aprender a tratar do assunto de forma devida e cuidadosa, permitindo que sejam criados espaços saudáveis entre familiares, grupos e comunidades. E assim, certamente poderemos perceber com maior clareza quando alguém precisar de cuidado, estabelecendo relações de confiança com pessoas, auxiliando-as a buscar ajuda nesses espaços”, conclui.

Foto: Divulgação Ascom

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo