Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Com informações da SMS
Mais de 1,2 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid-19 no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Mas, especialistas alertam para a continuidade dos cuidados visando evitar o contágio da doença, mesmo após a alta médica. Isso porque ainda não existem evidências científicas garantindo a total imunidade do vírus. Em Sergipe, são 24 mil 533 pessoas curadas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Para se ter uma ideia, as medidas como o distanciamento social, o uso de máscara e de álcool em gel, além de lavar bem as mãos com sabão e evitar contato com superfícies públicas, devem ser mantidas com a finalidade de diminuir a propagação do novo coronavírus.
Carregando o vírus
A coordenadora clínica da Rede de Atenção Primária da Secretaria da Saúde de Aracaju, a médica Acácia Seixas, explicou que o paciente curado não é capaz de transmitir o vírus pelas vias aéreas.
“Mas pode carregar o vírus que se encontra em superfícies contaminadas. Por isso, sempre que chegar em casa é recomendado tomar banho e trocar a roupa”, orienta lembrando que após a alta da quarentena e estando em boas condições de saúde, a pessoa pode realizar tarefas externas a exemplo de fazer as compras da família.
Reabilitação
Há os casos em que os pacientes cumpriram a quarentena após terem sido infectados pelo novo coronavírus e precisado ficar internados, usando respiradores. Muitas vezes esses pacientes, cujo quadro clínico foi agravado, vão necessitar de acompanhamento para reabilitação, com fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
Foto: Divulgação SES