Por Aldaci de Souza- Rede Alese *
O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado em 14 de Junho. Nesse sentido, o deputado Zezinho Sobral (PODEMOS), fez um alerta no Instagram sobre a necessidade de aumentar o estoque de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).
“Sabemos da necessidade de manter o isolamento social para evitar que surjam novos casos da Covid-19 , mas precisamos nos sensibilizar para deixar o Hemose com um bom estoque através da doação de sangue, pois o sangue coletado no Hemose é destinado ao abastecimento de toda rede pública de saúde”, ressalta.
Zezinho Sobral lembrou que neste momento de pandemia, muitas pessoas estão internadas com diversas patologias e precisam de sangue. “Os estoques estão baixos e todos os grupos sanguíneos (O, A, B, AB Positivo e Negativo) são necessários. Precisamos entrar nessa corrente do bem”, afirma.
O deputado acrescentou que para evitar aglomerações, o Hemose está disponibilizando o serviço de agendamento para a doação de sangue, através dos números (79) 3225-8039 e 3259-3174.
Quem pode doar
Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos de idade; pesar acima de 50 Kg; apresentar documento com foto, válido em todo o território nacional; não doar sangue em jejum, fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não ingerir bebida alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação.
Quem não pode doar
Não podem doar sangue, as pessoas que tiverem diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;mulheres grávidas ou que estejam amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, Hepatite, Sífilis e doença de Chagas; usuários de drogas; pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing em locais não controlados pela Vigilância Sanitária nos últimos 10 meses e aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou enventual, sem uso de preservativo, nos últimos 12 meses.
Cuidados após a doação
Após doarem sangue, as pessoas deverão descansar e tome líquidos; permenecer por pelo menos 15 minutos no hemocentro; não fumar por pelo menos 2 horas após a doação de sangue; não ingerir bebidaas alcoólicas por pelo menos 2 horas; não carregar peso ou fazer força com o braço em que foi feita a doação, não praticar esportes, não fazer esforços físicos ou não realizar atividades de risco (mergulhos, pilotar avião, alpinismo e outras); não molhar o curativo por aproximadamente 4 horas;
Se após a saída do local de doação, apresentar alguma reação e necessitar de atendimento médico, o doador deve procurar o serviço do hemocentro (até às 17h) ou um Pronto Socorro mais próximo e se tiver problemas como o aparecimento de mancha roxa, ou dor contínua no braço em que fez a doação, deve procurar atendimento médico em local próximo.
De acordo com informações do Hemose, todo o sangue doado é separado em diferentes componentes como: Hemácias, Plaquetas e Plasma, podendo beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos aos hospitais para atender casos de emergência e pacientes internados.
O Hemose funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30 às 17h.
*Com informações do Hemose
Foto: Divulgação Ascom Saúde Sergipe