Por Aldaci de Souza – Rede Alese
O deputado Capitão Samuel (PSC), fez agradecimentos na sessão desta segunda-feira, 25, ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) pelo convênio no sentido de proporcionar cursos através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), para os assistidos do Batalhão da Restauração.
“Gostaria de agradecer à diretora-presidente da Fundat, Edivaneide Souza Paes Lima, conhecida como professora Lulu e ao prefeito Edvado Nogueira (PCdoB), pois firmou parceria há 15 dias com o Batalhão da Restauração para propiciar aos internos e acolhidos oriundos dos vícios das drogas, no Batalhão fizessem cursos profissionalizantes a partir desta segunda-feira, 25”, destaca.
Capitão Samuel acrescentou que serão oferecidos 20 cursos de capacitação para os jovens, na sede do batalhão. “O prefeito Edvaldo Nogueira entendeu que mesmo o Batalhão da Restauração ficando em São Cristóvão, a maioria dos acolhidos (em torno de 85), são de Aracaju e assim a Fundat vai fazer os cursos dando oportunidade àqueles que estavam jogados nas ruas sem a confiança da população e dos familiares, podendo desempenhar oportunidades que possam gerar renda e se livrar das drogas”, entende.
A deputada Kitty Lima (CIDADANIA) solicitou dos colegas que não aprovem o projeto de autoria do Poder Executivo, que segundo ela, “atinge diretamente os professores” e lamentou o aumento de jetons (remuneração destinada aos servidores públicos federais em razão da participação como representantes da União em Conselhos de Administração e Fiscal ou órgãos equivalentes de empresas controladas direta ou indiretamente pela União).
“Enquanto Belivaldo Chagas quer economizar nas costas dos professores, o governo dele vem aumentando gradualmente os jetons e esse ano já foram gastos até setembro, 2,6 milhões de reais e ano passado, cerca de 4 milhões. É muito fácil querer economizar nas costas dos nossos professores. Já deixo minha posição contrária ao projeto e o meu compromisso com os professores. Sou filha de professora e eu sei o que eles passam”. Diz.
O deputado Dilson de Agripino (CIDADANIA), lamentou um episódio registrado no município de Tobias Barreto, em que um radialista foi agredido. “Quero prestar a minha solidariedade ao radialista Sidney Servo, que foi agredido pelo também radialista e vereador Gilson Ramos (conhecido como Gata Amarrada), que tirou o cinturão e agrediu, bateu o colega de profissão, que estava sentado”, lamenta.
“A gente fica sem saber o porquê, se é por momentos de raiva, ou por momento políticos. Acredito que os meios de comunicação são para contribuir com a vida humana, fortalecendo nas informações, principalmente nos programas de rádio. Espero que esses filhos de Tobias Barreto tomem juízo”, alfineta.
Já o deputado Adailton Martins (PSD), parabenizou o município de Barra dos Coqueiros, que está fazendo 66 anos e tranquilizou a população quanto à notícia de interdição da ponte que liga o município de Pirambu à Barra.
“Quero tranquilizar a população dizendo que a ponte não tem risco nenhum de desabar, como foi dito. Eu passei o sábado lá fazendo fazendo uma vistoria, pois sou engenheiro civil do DER, especializado na construção de pontes e quero garantir que aquela ponte não tem risco nenhum de desabar”, enfatiza acrescentando que a ordem de serviço já foi dada para a recuperação dos pilares da ponte localizada na rodovia César Rocha.
O deputado Dr. Samuel Carvalho (CIDADANIA), fez um pronunciamento parabenizando a 23ª Conferência da UNALE, realizada semana passada na cidade de Salvador. “Quero parabenizar o cobertura da TV Alese pelo show de cobertura, fechando a Bahia e fazendo um trabalho muito impactante e fomos muito bem representados em termos de imprensa sergipana, pela TV Alese e pela Rede Alese”, diz parabenizando também o deputado Kennedy Nunes (SC), presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE).
O deputado Georgeo Passos (CIDADANIA) destacou a leitura feita na sessão desta segunda-feira, do projeto de lei de autoria do Poder Executivo, quanto ao parcelamento do 13º salário dos servidores públicos estaduais.
“É lamentável que o governador Belivaldo Chagas siga a mesma receita do ex-governador Jackson Barreto, pedindo no projeto, a concessão de um abono e quem quiser receber o seu 13º do próximo ano, vai estar parcelado em oito vezes e ai quem quiser, pode ir no Banco do Estado de Sergipe contrair e fazer um empréstimo e assumir o risco dessa contratação”, ressalta.
Georgeo disse ainda que “a diferença é que no governo de Jackson Barreto, a metade do décimo era paga no mês de aniversário ou no meio do ano e nesse ano, ninguém conseguiu receber ainda”, diz acrescentando ter ficado muito feliz pela qualidade do nível do debate feito durante os três dias do evento.
O deputado Zezinho Sobral (CIDADANIA) destacou a aposentadoria do governador Belivaldo Chagas. “Nós temos o Instituto de Previdência do Estado de Sergipe e todos aqueles que efetivamente contribuem e que completam o seu tempo, têm direito de se aposentar. Belivaldo contribuiu por 30 anos para a aposentadoria e atingiu o seu tempo, assim como qualquer professor, qualquer pessoal e qualquer administrativo de qualquer poder que contribua, faz juz à aposentadoria que é um direito de qualquer cidadão que contribuiu”, enfatiza.
Zezinho Sobral disse ainda que agredindo a figura do governador, os deputados não evoluem e não avançam nas justificativas. “Tão pouco retomar a retórica dos jetons, quando todos sabem que jetom é obrigatoriedade, que todas as empresas privadas ou públicas têm o seu conselho de administração, o seu conselho fiscal e fica trazendo esse debate como se fosse algo extraordinário e não é. Está previsto na lei”, entende.
Fotos: Jadilson Simões