Pouco antes de completar três meses de mandato, o deputado estadual Adailton Martins (PSD) avalia como positiva a sua participação no Legislativo estadual até o momento. “Claro que respeito os demais parlamentares, inclusive aprendo também com eles, especialmente aqueles mais experientes. Mas não posso deixar de considerar que, até o momento, nossa atuação tem sido proveitosa para a população sergipana. E eu avalio que isso está ocorrendo porque entrei na Alese com foco bem definido na produtividade”, analisa Adailton Martins.
Para validar sua análise, o deputado elenca algumas ações. Dentre elas, a apresentação de três Projetos de Lei, que já foram acolhidos e deverão seguir para apreciação em plenário. “Temos um Projeto de Lei que estabelece regras ambientais para o patrimônio público e outras providências. Para ficar mais claro: esse projeto visa que todas as obras públicas em Sergipe devem contemplar medidas e soluções que minimizem o impacto ao meio ambiente”, diz Adailton.
Os outros dois projetos de Adailton Martins foram: Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade na utilização de agregados reciclados, oriundos de resíduos sólidos da construção civil, em obras e serviços de pavimentação das vias públicas, contratadas pelo Estado de Sergipe; e Projeto de Lei que estabelece a obrigatoriedade de exigência do cartão de vacina da criança no ato da matrícula ou rematrícula dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental, das escolas públicas e particulares, inclusive creches. “Esse terceiro, por sinal, contempla a necessidade de que os pais estejam sempre atentos e mantenham seus filhos vacinados”, observa o deputado.
Indicações
“Nós sabemos que o Legislativo não pode gerar despesas para o Executivo. Por isso que fomos muito cuidadosos nas nossas indicações, priorizando questões que, de fato, beneficiem a população e estejam ao alcance do governo, em termos de realização”, explica Adailton Martins, ao elencar as oito indicações que já foram feitas através de seu mandato.
São elas: promoção de linha de crédito, através do Banese, destinada a financiamento da frota de veículos novos, destinada à aquisição e/ou renovação da frota de táxi no Estado do Sergipe; isenção de pagamento de imposto sobre a circulação de mercadoria e serviços (ICMS), que incide sobre o Gás Natural Veicular (GNV), utilizado no abastecimento da frota de táxi do Estado de Sergipe; concessão de crédito com isenção do ICMS, no sentido viabilizar a aquisição de veículos a todos os taxistas que se encontram legalizados. “Essas indicações foram voltadas para uma categoria que sofre muito, na atualidade, com a concorrência dos aplicativos da internet. Os nossos taxistas merecem essa atenção e nós estamos lutando por eles”, reforça Adailton.
As outras cinco indicações feitas pelo parlamentar são as seguintes: recuperação da ponte no bairro São José, município de Maruim; recapeamento asfáltico das ruas São Benedito, Corinto Pinto de Mendonça e da avenida Maísa, também em Maruim; recapeamento, em revestimento primário, da estrada de acesso ao povoado Serra da Guia, em Santa Rosa do Ermírio/SE, através do DER/SE; reforma da Escola Estadual José de Matos Teles, em Japaratuba, através da secretaria de Estado da Infraestrutura (SEINFRA), atual SEDURB, e da Secretaria de Estado da Educação (SEED); instalação de tubulação para a distribuição de água encanada nos loteamentos Olga Lemos e Padre Geraldo, ambos em Japaratuba, através da Deso.
“Nossa atuação parlamentar é transparente e objetiva. Todos os nossos projetos e indicações são fruto de muito diálogo com a sociedade. E nós seguimos conversando, ouvindo muito e buscando atender os anseios da população. Afinal, fomos eleitos para isso”, finaliza Adailton Martins.