O deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) abordou a situação do abastecimento de água no sertão do estado, durante sessão ordinária desta terça-feira, 19, na Assembleia Legislativa de Sergipe. O assunto foi levado à Tribuna pelo deputado estadual Georgeo Passos (Rede), quando Zezinho Sobral entrou em contato com o presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Carlos Melo.
No Grande Expediente, Zezinho Sobral levou a informação de que o presidente da Deso e o governador Belivaldo Chagas estão em Brasília em busca de recursos para ampliar e fortalecer o abastecimento da região. O líder do governo citou o exemplo de Ribeirópolis, que é abastecida por poços artesianos, mas que devido à seca e ao crescimento da quantidade de poços, o abastecimento está comprometido.
“Os lençóis freáticos do Nordeste, especificamente de Sergipe, sofreram uma queda vertiginosa da vazão. Aumentou muito a quantidade, muita gente usa desse recurso. Quem tinha vazão de 10 mil litros, hoje, tem metade disso”, afirmou o deputado.
Sobral explicou, também que, para não interromper os serviços e evitar que a população fique sem água, a Deso tem feito rodízio dos poços para garantir o abastecimento de água. “A Deso tem uma proposta e está buscando recursos para suplementar esse abastecimento de água em cidades menores com água das adutoras, como aconteceu em Aquidabã e em Nossa Senhora das Dores, com a adutora do sertão”, lembrou o deputado.
Por Assessoria Parlamentar
Foto: Divulgação Ascom