O governador Belivaldo Chagas (PSD) enviou à Assembleia Legislativa (Alese), projeto de lei com a finalidade de instituir o brasão de Sergipe como símbolo oficial do Governo do Estado.
O objetivo é fixar o “porvir” como logomarca oficial do Poder Executivo de Sergipe, resultando em mais economia e impessoalidade na gestão, buscando atender os princípios da administração pública que compreendem a impessoalidade e a economia.
Após a aprovação do projeto pelos deputados, os órgãos, as entidades autárquicas e funcionais do Poder Executivo devem utilizar o símbolo em documentos, atos normativos, veículos, obras, instalações e serviços.
O Brasão de Sergipe é um dos símbolos oficias do estado e foi oficializado pela Lei nº 2, de 5 de junho de 1892.
Criado pelo professor Brício Cardoso, sua simbologia traz elementos do passado e do futuro. O índio Serigy embarcando em um balão representa a história. Já a palavra porvir, localizada no centro do balão, remete ao futuro. Abaixo do cesto do balão, a legenda Sub Lege Libertas – Sob a Lei a Liberdade. Encerrando a faixa, a data 18 de maio de 1892 faz lembrete à primeira Constituição do estado.
Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Com informações e foto da Agência Sergipe de Notícias