logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Romaria de N. Sra Aparecida completa três anos como patrimônio cultural

A realização da Romaria de Nossa Senhora Aparecida completa 14 anos no próximo dia 12 de outubro em Sergipe. A festa vem crescendo consideravelmente, reunindo milhares de romeiros de várias partes do país. Na Assembleia Legislativa, foi aprovado o projeto de lei nº 63/2015, de autoria do deputado Georgeo Passos (REDE), que declara o evento como Patrimônio Cultural e Imaterial e inclui no calendário oficial do estado. O tema deste ano é “Em Jesus com Maria, transformando a vida”.

Missa dos Romeiros na praça da Igreja Matriz

Os romeiros e peregrinos saem do Povoado Queimadas, no município de Ribeirópolis até a sede do município de Nossa Senhora Aparecida. Eles percorrem cerca de 8 km de rodovia estadual, em orações, louvores e outras manifestações de fé e gratidão por graças alcançadas.

Na justificativa do projeto, o deputado que é da cidade de Ribeirópolis, destaca as expressões e tradições culturais de um povo, que devem ser consideradas de interesse relevante para a permanência, preservando sua ancestralidade para as gerações futuras.

“A primeira Romaria de Nossa Senhora Aparecida no Estado de Sergipe foi organizada pelo padre Jadilson Andrade, em 12 de outubro de 2004, ano em que o papa João Paulo II decretou indulgência plenária a todas as paróquias e santuários dedicados à santa”, ressalta o parlamentar lembrando que ao chegar à cidade de Nossa Senhora Aparecida, os romeiros participam de uma missa na praça da Igreja Matriz.

E que além de um evento religioso, a romaria passou a ter uma grande importância turística para o Estado de Sergipe, principalmente para a região Agreste. “Daí a necessidade do reconhecimento e a inclusão da Romaria de Nossa Senhora Aparecida no Calendário Oficial do Estado de Sergipe”, acredita Georgeo Passos.

Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Fotos: Divulgação Admarcos Santana

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo