Acontece desde 2015, a campanha conhecida como Setembro Amarelo com a finalidade de evitar o registro de suicídios por meio da valorização da vida. Nesse sentido, a deputada Goretti Reis (PSD), fez uma indicação à Mesa da Assembleia Legislativa de Sergipe com o objetivo de solicitar apoio na divulgação dos serviços do Centro de Valorização da Vida – CVV. Comemora-se em 10 de setembro o Dia de Prevenção ao Suicídio e várias ações serão realizadas no Estado.
De acordo com o texto da indicação, a divulgação deverá ser feita através dos documentos emitidos de arrecadação. “A divulgação do trabalho do CVV poderá ser feita em contra cheques, no site dos órgãos do Governo e por meio das concessionárias de luz, de água e telefone, visando a redução de índices de suicídio em nosso estado”, enfatiza Goretti Reis.
Dados estatísticos dão conta de que em todo o mundo, aproximadamente uma pessoa se mata à cada 40 segundos e no Brasil, é a quarta causa mais comum de mortes, principalmente entre jovens.
Assim como em várias partes do país, em Sergipe, o Centro de Valorização da Vida atende por meio do número 188, dando apoio emocional e fazendo prevenção do suicídio, de forma voluntária e gratuita a todas as pessoas que estão precisando conversar e buscar ajuda, sob total sigilo, seja pelo telefone, pelo email ou chat (no site www.cvv.org.br), 24horas em todos os dias.
Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Foto: Tribuna PR