Professor-doutor Ricardo Maurício Freire Soares recebe Título de Cidadão Sergipano

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB), entregou por meio de propositura de sua autoria, o Título de Cidadão Sergipano ao professor-doutor Ricardo Maurício Freire Soares. A Sessão Especial aconteceu no plenário da Alese, na tarde desta segunda-feira, 26.

Homenageado citou o sergipano Tobias Barreto para demonstrar gratidão

O homenageado citou o jurista sergipano Tobias Barreto para agradecer a concessão do Título de Cidadão Sergipano. “Como dizia um dos mais notáveis juristas, Tobias Barreto, ‘a gratidão é a virtude da posteridade’. Esse título conferido por essa sociedade tão hospitaleira, fraterna e irmã da nossa Bahia, nesse ato representado pelo deputado Luciano Bispo a quem agradeço pela concessão desse título e agradeço a toda a sociedade sergipana”, disse lembrando que procura cultivar os valores oferecidos pela família como a honestidade e o amor ao próximo.

O professor-doutor Ricardo Maurício disse ainda que o ambiente de sala de aula é sempre uma via de mão dupla. “Evocando o pensamento de Cora Coralina, digo, ‘Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina’. E é assim me sinto em sala de aula, com as valorosas lições trazidas pelos meus valorosos alunos. Acredito que o trabalho que desenvolvo com a docência foi quem me permitiu essa justa homenagem”, completa.

Deputados e amigos do professor-doutor no plenário

O deputado Luciano Bispo parabenizou o homenageado pela contribuição que vem dando aos sergipanos, por meio do conhecimento e ensino em conferências e aulas de especialização, a exemplo de cursos de pós-graduação. “Foi uma satisfação dessa Casa em homenageá-lo. Temos consciência da alegria em torná-lo sergipano de fato e de direito. A Assembleia é uma Casa dos sergipanos, foi um prazer homenageá-lo e esta Casa está às suas ordens”, disse.

Homenageado

Ricardo Maurício Freire Soares é natural de Salvador, na Bahia, tendo nascido no bairro da Pituba. Filho de Maria Lúcia Freire Soares e João Maurício Lage Soares.

Estudou na capital baiana, tendo obtido a Graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia. É Mestre e Doutor em Direito Privado e Econômico na Universidade Federal da Bahia. E Pós Doutorado pela universidades italianas: Università Degli Studi di Roma La Sapienza e Università degli Studi di Roma Tor Vergata.

O deputado Luciano Pimentel fez a saudação ao homenageado

Fez Doutorado pela Universidade Italiana Università Del Salento, tendo feito a defesa de Dissertação nas áreas de Direito Civil e de Consumidor acerca do tema: “Hemenêutica, linguagem e princípios: repensando a interpretação do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor”.

Professor-substituto do Curso de Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal  da Bahia; professor-Assistente do quadro docente efetivo da Faculdade de Direito da UFBA. Professor-Adjunto, professor-permanente e professor convidado de cursos promovidos por diversas Escolas Profissionais, a exemplo da Escola Superior da Advocacia Orlando Gomes da Ordem dos Advogados da Bahia; além de professor –visitante de várias universidades estrangeiras.

Tem 34 artigos completos em periódicos jurídicos e 275 atividades extensionistas nos estados da Bahia, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Rondônia, Amazonas, Rio Grande do Sul, alem de países como Itália, Portugal e Alemanha.

Atuou no campo da gestão pública, na estrutura administrativa do Estado da Bahia, tendo sido superintendente do Procon-Ba, superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça, procurador da Câmara Municipal de Lauro de Freitas e Advogado Trainee do Banco do Nordeste.
Ricardo Maurício recebeu uma placa em nome dos alunos e ex-alunos

Em Sergipe, é palestrante em Congressos realizados pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (Unit); além de instrutor em cursos de capacitação técnica dos servidores e magistrados que integram o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas, além da Justiça do Trabalho.

Mesa

A composição da Mesa foi formada pelos deputados Luciano Bispo, Goretti Reis, o vereador Américo de Deus (Rede), representando a Câmara Municipal de Aracaju, o conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza, representando o Tribunal de Contas (TCE/SE), o procurador do Ministério Público de Contas, João Augusto dos Anjos Bandeira de Melo, o presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson do Nascimento, a diretora técnica do TCE representando os alunos e ex-alunos do homenageado, Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza

Composição da Mesa

Os deputados Georgeo Passos (PSC), Luciano Pimentel (PSB) e Ana Lúcia (PT) também participaram da Sessão Especial. No plenário e nas galerias, familiares e amigos do homenageado, representantes do Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas.

Por Agência de Notícias Alese – #RedeAlese
Fotos: César de Oliveira