logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Maria Mendonça sugere audiência pública para discutir a saúde do homem

A deputada Maria Mendonça (PP) sugeriu, na sessão desta quarta-feira (1), que a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) promova ainda este mês uma audiência pública com os secretários da Saúde dos 75 municípios sergipanos e o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, para discutir ações de promoção do movimento Novembro Azul, campanha mundial sobre a prevenção ao câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais comum entre homens.

Após ouvir as palestras dos médicos Raimundo Sotero e Nivaldo Farias, proposta através de um Requerimento de sua autoria, a parlamentar reforçou a necessidade de “conscientizar a população masculina sobre a importância de realizar exames periódicos, considerando que o cuidado com a saúde é, muitas vezes, ignorado pelos homens”.

A deputada Maria Mendonça, autora da Lei 8.176/2016 que inclui o Novembro Azul no calendário oficial do Estado, chamou atenção para os dados do Ministério da Saúde indicando que 45% dos homens brasileiros não têm o hábito de frequentar serviços de saúde para acompanhar seu estado e buscar auxílio na prevenção de doenças.

O resultado da busca tardia pelo médico, observou a parlamentar, faz com que os homens vivam, em média, sete anos a menos que as mulheres. “Meu pai teve câncer de próstata e, talvez, se ele tivesse adotado mais cuidados com a saúde, poderia ter prevenido. Os homens precisam ter essa clareza”, disse Maria emocionada.

Ainda segundo a parlamentar, quando o câncer de próstata é detectado precocemente, o índice de cura ocorre em aproximadamente 90% dos casos, no entanto, a neoplasia mata mais de 13 mil homens todos os anos no país. “É preciso que façamos desta Lei um símbolo que possa mudar essa realidade, com todos de mãos dadas, fazendo com que o Estado de Sergipe seja referência para o Brasil. Vamos construir essa história juntos. Vamos mudar a realidade do nosso Estado, para que ele passe a pensar não apenas nos cuidados com a doença, mas também na prevenção. Vamos fazer a nossa gente ter a condição de viver bem”, conclamou Maria Mendonça.

“O nosso Estado cuida da doença, mas esquece da prevenção. No entanto, as explanações dos especialistas nesta Casa demonstraram com clareza a necessidade de sensibilização do público masculino”, acrescentou Maria, reforçando que esta deve ser uma luta abraçada “pelos mais diversos organismos sociais, porque se for um enfrentamento apenas do Poder Público não vai contagiar a todos”.

Por Assessoria Parlamentar

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo