logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Novembro Azul: Especialistas alertam na Alese para a saúde do homem como um todo

O Novembro Azul teve início na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), com palestras dos médicos oncologista, Nivaldo Farias e  o endocrinologista Raimundo Sotero, que destacaram a saúde do homem. A propositura é da deputada Maria Mendonça (PP). Na oportunidade, ela enfatizou o Projeto de Lei nº 8.176 visando a garantia da realização durante o mês de novembro, de palestras, seminários e simpósios.

Deputada Maria Mendonça destaca projeto de sua autoria

Deputada Maria Mendonça destaca projeto de sua autoria

“Com essa lei de nossa autoria, queremos garantir formas de chamar a atenção dos homens para os cuidados com a saúde, seja da próstata ou de qualquer membro do seu corpo. É necessário cuidar e realizamos uma sessão com o dr. Sotero para que passe os riscos para as pessoas que não cuidam da sua alimentação, do exercício físico. Como também o dr. Nivaldo que trouxe uma mensagem da importância dos cuidados para que de fato não seja diagnosticado o câncer. Uma palestra desse nível com especialistas tão renomados, vai tentar sensibilizar cada um da importância desses cuidados”, entende a deputada.

Câncer de próstata

O oncologista Nivaldo Farias, destacou que a preocupação no Novembro Azul é com a saúde do homem de um modo geral, desde a infância, adolescência, idade adulta e a terceira idade, com destaque para o câncer de próstata. “O câncer de próstata é sim um problema grande, mas nós estamos querendo um alerta maior sobre a saúde dos homens, a exemplo das doenças sexualmente transmissíveis. A saúde do homem começa na infância”, ressalta o dr. Nivaldo Farias lembrando o diagnóstico da fimose.

Quanto ao fantasma do câncer de próstata, o oncologista lembrou que a estimativa é da incidência da doença no Brasil é de 60 mil novos casos. “Em Sergipe 610 novas pessoas tiveram esse diagnóstico. Existe um tabu muito grande do homem relacionado à parte prostática e nós queremos quebrar tabus e ideias erradas, tentando esclarecer a população de que a próstata e os órgãos da esfera urinária e da esfera sexual  são normais, são como quaisquer outros e eles precisam ser examinados o quanto antes e não apenas quando as doenças tiverem avançadas”, alerta acrescentando que todos os homens devem procurar um médico independente de terem sintomas ou histórico familiar e a partir dos 50 anos, fazerem rastreamento de câncer de próstata.
Dr. Nivaldo Farias, oncologista

Dr. Nivaldo Farias, oncologista

“Está comprovado de que os homens da raça negra tem maior incidência do câncer de próstata e estes devem procurar um especialista a partir dos 50 anos, além dos homens que tem história familiar. Quem tiver um parente de primeiro grau com câncer de próstata, deverá procurar um médico a partir dos 45 anos e se tiver mais de um parente de primeiro grau, deverá procurar um especialista a partir dos 40 anos para fazer o rastreamento”, informa.

Diabetes

O endocrinologista Raimundo Sotero alertou que o diabetes não discrimina ninguém, ou seja, não escolhe raça, ou condições sociais.

Dr. Raimundo Sotero, endocrinologista

Dr. Raimundo Sotero, endocrinologista

“O grande lance do nosso país não é tratar. Não existe Ministério da Saúde, mas Ministério das Doenças e o Brasil precisa de prevenção. Quase 10% da população (12 milhões), com diabetes no Brasil e 380 milhões de pessoas no mundo.  A criança obesa está se tornando mais diabetes do que devia principalmente devido ao maus hábitos alimentares e falta de atividades físicas”, lamenta lembrando que a sétima edição da Caminhada do Diabetes será no próximo dia 19 de novembro e que os mutirões de prevenção da doença serão intensificados no interior.

 

Por Agência de Notícias Alese – #RedeAlese
Fotos: Jadilson Simões

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo