logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Condutor pode ter multa leve ou média convertida em advertência, lembra Maria Mendonça

 

O plenário da Assembleia Legislativa (Alese) aprovou hoje (11), Indicação nº 307/2017, de autoria da deputada Maria Mendonça (PP), sugerindo que o governador do Estado Jackson Barreto adote as medidas necessárias para que o conteúdo do artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) seja inserido, obrigatoriamente, em todas as notificações e multas geradas pelos órgãos de fiscalização de trânsito em Sergipe.

O dispositivo prevê que infrações de trânsito consideradas leves ou médias poderão resultar em advertência por escrito em vez de multa para o motorista que não reincidir na mesma infração, por um período de 12 meses. A medida, segundo a deputada, atende ao objetivo da Lei que é o de conscientizar os cidadãos sobre seus direitos, não apenas deveres.

Maria destacou que a conversão de uma multa em uma advertência passou a ser regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em janeiro de 2013. Entre as infrações que poderão resultar na advertência estão parar sobre a faixa de pedestres e dirigir sem portar os documentos do veículo.

De acordo com a deputada, caso o condutor não seja reincidente, a autoridade pode adotar uma providência mais educativa, considerando o prontuário do infrator. Segundo Maria, o CTB preconiza que a educação para o trânsito deve ser priorizada pelos órgãos executivos de trânsito e rodoviários, “não sendo correto que ao exercerem sua competência de fiscalização, deixem de lado o trabalho educativo-preventivo”.

Com a inserção da informação da legislação de trânsito nas notificações, conforme salientou a parlamentar, o Estado “demonstra ao condutor que a Lei impõe regras e sanções, mas também lhe concede benefícios, caso seja um bom motorista e, apenas por uma excepcionalidade, tenha sido autuado”.

Por Assessoria de Imprensa

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo