Foi lido no expediente desta terça-feira, 05, indicação da deputada Maria Mendonça (PMDB) à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para que seja enviado ao governador Jackson Barreto (PMDB), no sentido de que possa envidar esforços para elaborar e colocar em prática, uma política pública de combate ao tráfico de pessoas no Estado de Sergipe.
“Considerando que o tráfico de pessoas é o comércio de seres humanos que tem, entre outros fins, o casamento forçado, o trabalho escravo, o tráfico de drogas ou de outros produtos, a escravidão sexual, o trabalho forçado, a exploração sexual comercial e a extração de órgãos ou de tecidos. E, que as vítimas podem ser homens, mulheres ou crianças, foi que apresentei esse requerimento”, justifica a deputada.
Maria Mendonça ressaltou ainda que no caso das vítimas do sexo feminino, elas podem ser submetidas à exploração sexual, de maneira que a falta de denúncia também pode ocorrer porque a pessoa fica com vergonha.
“A inexistência de dados oficiais sobre suspeitas de casos de tráfico humano impedem a aplicação de medidas efetivas para o combate a esse tipo de crime em Sergipe, embora o Estado possua uma condição socioeconômica que aponta a vulnerabilidade para aliciamento das vítimas”, complementa a deputada.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: César de Oliveira