logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Secretário de Meio Ambiente destaca na Alese a criação do Parque dos Manguezais

O Governo do Estado e a Prefeitura da Barra dos Coqueiros assinaram recentemente um Termo de Cooperação, oficializando a criação do Parque Natural Municipal dos Manguezais. Com cerca de mil hectares de puro manguezal — uma das vertentes do bioma Mata Atlântica —, a unidade de conservação também abriga um aquífero denominado “Marituba”, de água doce, que poderá ser aproveitado para o abastecimento humano na região.

Sobre o assunto, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, foi o entrevistado na manhã desta terça-feira, 29 pela TV Alese.

De acordo com ele, a unidade de conservação deverá estar concluída em um período de 10 meses a um ano. “Com isso, nós estaremos garantindo graças a uma ação de compensação, a preservação de uma área muito importante para a preservação nativa. Ali às margens do rio Sergipe, há diversas construções irregulares dentro do município de Barra dos Coqueiros. Por conta disso, o Ministério Público fez um acordo perante a Justiça, para que haja uma compensação criando esse parque”, explica.

Olivier Chagas explicou que a ação da Semarh é ajudar no assessoramento da criação do parque municipal.

“Ali vizinho há um projeto que está bem adiantado para que a gente crie o Parque das Dunas e tenha um corredor ecológico. São cerca de 2 mil hectares de preservação de áreas litorâneas, riquíssimas, mas muito vulneráveis. Essa união entre o Estado e município é o compromisso de preservação, pois temos uma história de degradação. A nossa mata atlântica, a nossa caatinga e mata litorânea foi devastada em mais de 90% e por conta disso, temos problemas ambientais muito graves. Essa é uma maneira de mostrarmos compromisso com o meio ambiente”, acredita.

O parque de manguezais de Sergipe será feito mediante parceria entre a Semarh, o Ministério Público Federal (MPF), a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), o Ibama e a Adema.

Por Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo