logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Projeto Realizadores presta homenagem póstuma ao ex-deputado Benjamim Fernandes Fontes

Numa solenidade muito prestigiada, aconteceu na tarde desta segunda-feira, 28, a 5ª edição do Projeto Realizadores – marcando história – desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Sergipe em parceria com a Academia Sergipana de Letras. Na oportunidade, recebeu a Homenagem Póstuma, o ex-deputado estadual, Benjamim Fernandes Fontes. A propositura foi do primo e deputado estadual, Venâncio Fonseca (PP).

Deputado Luciano Bispo presidiu a Sessão Especial

Deputado Luciano Bispo presidiu a Sessão Especial

De acordo com o deputado Venâncio Fonseca, a homenagem póstuma ao tio Benjamin Fernandes é muito justa.

“É uma homenagem justíssima a um grande homem de Sergipe, Benjamim Fernandes Fontes, meu tio, que prestou relevantes serviços ao estado, a exemplo de presidente da então Energipe e deputado estadual. À família de tio Benjamim, tenho a dizer o que de certo já sabem. Foi um homem honesto, solidário, carinhoso e atencioso como pai, marido, avô, tio e amigo. E aqui quero evidenciar o caráter conciliador e agregador de tio Benjamim, tanto na política, como familiar”, ressalta.

 

José Simpliciano durante o discurso

José Simpliciano durante o discurso

Em nome da família, o ministro o filho do homenageado e ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST), José Simpliciano Fontes Fernandes, muito emocionado, afirmou que o sentimento é de gratidão à Assembleia Legislativa, por meio dos deputados Luciano Bispo (PMDB) e Venâncio Fonseca (PP) e à Academia Sergipana de Letras, por meio do presidente Anderson Nascimento.

“O momento para toda a família é um sentimento de gratidão, que nos sensibiliza muito porque meu pai foi deputado durante quatro anos aqui na Assembleia e teve uma participação política aqui no Estado marcante, De forma, que reviver o passado, retomar a lembrança desses acontecimentos para a gente é uma satisfação enorme”, afirma.

José Simpliciano completou: “Estou muito emocionado, meu pai é filho de Boquim e exerceu na comunidade uma liderança bem marcante. Foi uma pessoa que teve uma participação social muito intensa e esse engajamento na comunidade local o conduziu à Assembleia em 1968. Teve uma projeção estadual muito grande como presidente da Energipe, foi secretário da Fazenda e quando faleceu exercia a chefia da Recebedoria Estadual. Era um udenista e sobretudo um leandrista como ele gostava de se qualificar. Sempre há a bondade de quem homenageia”.

Filhos do homenageado

Filhos do homenageado

Para o deputado Luciano Bispo (PMDB), enquanto for presidente da Alese, o projeto Realizadores – marcando história, será realizado com a finalidade de manter viva a memória de homens e mulheres que fizeram história e contribuíram para o engrandecimento de Sergipe e do Brasil.

“Benjamim foi um grande homem e um deputado desta Casa. Essa homenagem é feita às pessoas às pessoas que passaram por essa Casa e se dedicaram à vida pública. O deputado Venâncio Fonseca fez a propositura e foi aprovada para que possamos homenagear não apenas Benjamim Fontes, mas seus familiares”, diz.

Mesa

A mesa foi composta pelo presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (PMDB), o deputado federal aposentado e filho do homenageado, José Simpliciano Fontes Fernandes, o ex-deputado estadual e federal, Cleonâncio Fonseca, o desembargador Edson Ulisses de Melo, o procurador  Carlos Augusto Maciel Almeida, representando a  Procuradoria Geral do Estado (PGE), o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Sergipe, Israel Bispo dos Santos, o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa, o presidente da Academia Sergipana de Letras, Anderson Nascimento e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Henri Clay Andrade.

Venâncio Fonseca emocionado ao falar sobre o tio

Venâncio Fonseca emocionado ao falar sobre o tio

No plenário, os deputados Garibalde Mendonça (PMDB), Georgeo Passos (PTC), Zezinho Guimarães (PMDB), Pastor Antônio dos Santos (PTC), Maria Mendonça (PP), Goretti Reis (PMDB) e Ana Lúcia Vieira (PT); além de familiares e amigos que também lotaram as galerias.

Homenageado

Benjamim Fernandes Fontes nasceu no Engenho Palmeira, município de Boquim, a 6 de julho de 1915. Filho do major Simpliciano Fernandes da Fonseca e de Dona Honorina Fontes Fernandes, fez as primeiras letras com a sua tia avó materna, D. Iaiá, no sobrado do engenho onde morava. Iniciou os estudos primários no Colégio São José , em Boquim. Seguidamente estudou no Grupo Escolar Severiano Cardoso e no Colégio São Benedito.

Ainda na adolescência, presenciando episódios da Revolução de 1930, em Boquim, Benjamim Fontes manifestava sua vocação política. Trabalhou como auxiliar de vendas em estabelecimentos comerciais de sua cidade natal, além de atuar em atividades rurais no campo da citricultura e da pecuária, juntamente com o seu pai e os seus irmãos.

Assumiu o cargo de secretário-tesoureiro da Prefeitura de Boquim, na gestão de José Fontes de Faria, entre os anos de 1938 a 1941. Mudou-se para Aracaju e como passou a trabalhar no comércio, tendo sido presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Aracaju.

Exerceu o cargo de Vogal da Justiça do Trabalho. Em seguida, atuou como empregado na Cooperativa de Usineiros e depois ingressou no serviço público estadual para exercer o cargo de Fiscal de Rendas.

Filiou-se à União Democrática (UDN), legenda pela qual foi eleito deputado estadual, em 1958. Com a reformulação partidária filiou-se à Arena. Tendo em Boquim a sua base eleitoral, foi apoiado pelo político Leandro Maciel.

Na Assembleia Legislativa de Sergipe, ocupou o cargo de 1º secretário e de presidente interino, além de ter presidido Comissões Parlamentares e conseguido aprovação de importantes Projetos de Lei.

Exerceu o cargo de secretário de Estado da Fazenda na gestão do governador Dionísio Machado, durante o período de 1962 a 1963.

Na gestão do governador Lourival Batista, entre os anos de 1967 a 1970, exerceu o cargo de diretor-presidente da então Empresa Distribuidora de Energia em Sergipe (Energipe).

Faleceu aos 60 anos, vítima de acidente automobilístico.

Na ocasião, foi lançado o selo com o nome do homenageado, pelos Correios e foi aberta uma exposição no hall da Alese sobre a vida de Benjamim Fernandes Fontes.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo