logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Matos solicita água potável para os moradores de Mata do Cipó em Siriri

Para atentar ao pedido dos morados do povoado de Mata do Cipó, localizado no município de Siriri, o deputado Moritos Matos (PROS) esteve nesta quinta-feira, 3, com o diretor-presidente da Companhia de Saneamento Básico de Sergipe – Deso, Carlos Fernandes de Melo Neto.

Durante a reunião que aconteceu na sede da empresa, em Aracaju, o diretor comunicou ao deputado que já existe um projeto para atender aos cidadãos desse povoado. De acordo com diretor-presidente, Carlos Fernandes, o projeto foi elaborado Engenharia de Projetos e Obras Ltda – Enpro – e entregue a Companhia de Saneamento há pouca mais de um mês. “Esse projeto visa o abastecimento da aguá do Povoado Mata do Cipó, pertencente ao município de Siriri distante aproximadamente 12 Km da sede municipal., prevendo o atendimento total de 855 habitantes. E tem o orçamento de R$ 1.155.665,77. Agora precisamos buscar recursos junto ao Governo do Estado e através de emendas parlamentares para custear esse projeto”, explica Carlos Fernandes.

O deputado Moritos Matos disse que era inadmissível que a aguá de Mata do Cipó fosse levada para duas cidades vizinhas (Capela e Dores)quanto o povo que vive nesse povoado não tem o mesmo privilégio. Importante a nossa visita porque nos viemos trazer uma demanda do Povoado Mata do Cipó em relação a água encanada. Fico feliz pelo fato de já ter meio caminho andado, já existe um projeto. O presidente da Deso disse que com esse projeto já fica mais fácil, agora é correr atrás dos recursos, afinal não é uma obra barata”, ressalta o parlamentar.

Segundo dados do projeto, o sistema de abastecimento de água objeto pretende suprir a população residente na área, com água tratada e de boa qualidade. Como critério de atendimento com distribuição porta a porta, considerando a população atual (ano 2017) e futura (ano 2047). Foi prevista no projeto um poço, que levará a água bruta ao reservatório elevado projetado com capacidade para 50. O reservatório estará localizado no povoado na área da Escola Municipal Santo Antônio, em concreto armado, e será instalada em sua parte inferior o dispositivo para cloração através de pastilhas de cloro, interligada na adutora de água bruta.

A partir do reservatório, após a desinfecção será procedida a distribuição através de tubulação e ramais prediais. “Com o projeto pronto agora é correr atrás dos recursos para que no futuro bem próximo o povoado tenha sua água encanada. Isso é importante porque diminuiu um pouco o sofrimento daquele povo que não tem água encanada e que tem que está abastece suas casas com água de tanques, poços artesianos e até mesmo buscar água para sobreviver em riacho. Saiu dessa reunião satisfeito com essa notícia do projeto e agora é somar forças para que ele saia do papel e vá para prática”, enfatiza o deputado Moritos Matos.

Por Assessoria Parlamentar

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo