O analista de Comércio Exterior da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Caio Lucas de Moura Morais, apresentou aos deputados estaduais e à sociedade por meio de entrevista à TV Alese na manhã desta quarta-feira (02/08), informações sobre o desempenho de Sergipe em outros países. Os principais produtos que o Estado conseguiu exportar mais são a cana de açúcar, calçados e o suco de laranja. O crescimento foi de 36,4% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
“Tradicionalmente o suco de laranja é o nosso principal produto de exportação, que sempre esteve na pauta mas agora em maio, obteve resultados muito além do esperado. Holanda e países baixos são as principais localidades em que nosso suco entra. Os produtos sergipanos são bem difundidos no Paraguai, Bélgica, Estados Unidos, Argentina”, informa.
Caio Moura enfatizou que as exportações são muito boas para as empresas. “Tanto as que exportam, quanto para aquelas que estão enxergando o comércio exterior como uma forma de sair dessa crise. Isso na questão da competitividade”, ressalta acrescentando que a expectativa é de que se tenha bons resultados nos próximos meses.
Dados
As indústrias de calçados e de produção de suco de laranja ocupam posição de liderança na balança comercial de Sergipe. Juntos, os dois setores respondem por 61,4% das exportações do estado, com rendimento de US$ 31,2 milhões no primeiro semestre do ano.
No período de janeiro a junho, a economia sergipana movimentou US$ 51 milhões em produtos exportados. O valor representa variação positiva de 36,4% em relação aos primeiros seis meses do ano anterior.
Por Agência de Notícias Alese
Fotos: Jadilson Simões