O papel da psicopedagogia foi debatido na manhã desta terça-feira, 17 na Assembleia Legislativa de Sergipe. De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Secção Sergipe, Vera Batista, o trabalho do psicopedagogo é basicamente a aprendizagem.
“As pessoas confundem o trabalho do psicopedagogo com o do psicólogo. A gente sempre frisa que o trabalho do psicopedagogo é basicamente os problemas de aprendizagem. A psicologia vai trabalhar o emocional e nós trabalhamos com uma equipe multidisciplinar (psiquiatra, neuro-psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional), visando fazer com que a criança e o adolescente tenham sucesso nos estudos”, explica.
“Nosso papel não está só nas clínicas, mas nas instituições como escolas, hospitais e empresas. Nesse sentido os profissionais trabalham a questão da humanização das relações interpessoais. Um exemplo é o tratamento frio por parte de alguns profissionais de saúde nos hospitais, o psicopedagogo vai ser aquele profissional que vai tentar aproximar as relações, fazendo um ambiente mais humano e mais quente, para trabalhar melhor com o paciente”, completa.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões