logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Georgeo Passos destaca mobilização pela Zona de Expansão em audiência pública

Durante o Pequeno Expediente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta terça-feira (18), o deputado Georgeo Passos (Cidadania) relatou a participação em uma audiência pública realizada na noite anterior, na Zona de Expansão de Aracaju.

O encontro reuniu moradores da região, lideranças comunitárias e autoridades municipais para discutir os encaminhamentos do Projeto de Lei Complementar (PLP) 6/2024, que trata do processo de desmembramento simplificado de municípios, com o fim exclusivo de solucionar conflitos territoriais, e não para resultar na criação de uma nova entidade municipal. Ou seja, trata-se, meramente, da separação de parte de um município para anexar-se a outro. Este é o caso em que se se enquadram os municípios de Aracaju e São Cristóvão. De acordo com Georgeo Passos, a mobilização reforça um posicionamento antigo da comunidade. “Foi uma noite onde a população da Zona de Expansão compareceu, prestigiou, foi ouvir, porque é uma luta já daquela comunidade de tempos”, destacou.

O parlamentar ressaltou que a Prefeitura de Aracaju, por meio da prefeita Emília Corrêa (PL), tem liderado debates e convocado a população para dialogar com o relator da matéria em plenário, o deputado federal Tiago de Joaldo (PP). Para Georgeo Passos, o engajamento da atual gestão municipal representa uma mudança de postura. “Pela primeira vez vejo a prefeita de Aracaju defendendo o povo daquela região. Em gestões passadas, quando esse problema se arrastava, a gente não via os gestores defendendo aquela população e, agora, a prefeita também comprou essa briga”, afirmou, citando localidades como Mosqueiro, Robalo, Areia Branca e Matapuã, onde moradores manifestam desejo de permanecer sob administração aracajuana.

O deputado também lembrou que a indefinição territorial afeta investimentos importantes já em andamento na região, como obras de infraestrutura e unidades educacionais. Ele enfatizou que a solução definitiva passa pelo avanço do PLP 6/2024 no Congresso Nacional. “O projeto já está em regime de urgência. A ideia é que essa matéria seja votada esta semana para seguir ao Senado, ser sancionada e permitir que, no próximo ano, a Assembleia convoque o plebiscito”, explicou. Georgeo Passos finalizou reforçando a expectativa de que a consulta popular ocorrerá durante as eleições e refletirá o sentimento predominante da comunidade. “Não tenho dúvida de que a população, em sua ampla maioria, vai decidir por Aracaju, porque esse é o sentimento de quem mora naquela localidade”.

Outros assuntos

Georgeo Passos voltou a cobrar respostas da empresa responsável pelo abastecimento de água no estado diante das constantes reclamações de desabastecimento em diversos municípios. Ele relatou manifestações recentes da população, incluindo o bloqueio de uma rodovia em Porto da Folha, motivado pela falta de água na comunidade Junco. “Moradores cansados de receberem o talão e não receberem água fecharam mais uma vez uma rodovia estadual. Isso está se repetindo em diversas cidades de Sergipe”, afirmou, citando ainda Monte Alegre, Poço Redondo, Ribeirópolis e povoados de Nossa Senhora Aparecida.

O parlamentar destacou que a chegada do verão tende a agravar o problema e exigirá respostas imediatas da empresa. “O verão vai ser o teste de fogo da Iguá. Se ela não der pelo menos a mesma resposta que a Deso dava, a população não vai mais tolerar. Mais manifestações irão acontecer, porque as pessoas querem água em suas torneiras. Não dá para chegar a conta e não chegar a água”, declarou. O parlamentar também cobrou esclarecimentos sobre o andamento das obras da adutora que levará água do Rio São Francisco para Ribeirópolis, Nossa Senhora Aparecida e outros municípios. De acordo com ele, houve divergência entre informações passadas pela Iguá e pela Deso. “A Iguá nos disse que seria fevereiro ou março. Já a Deso informa junho de 2026. Eu estou achando que não vai ser março nem julho, e sim mais longe”, criticou.

O deputado também trouxe à Tribuna um caso grave registrado no município de Pirambu, onde uma câmera escondida foi encontrada no banheiro feminino do Instituto de Identificação. Ele exibiu um vídeo do comunicador Luiz Carlos Focca e relatou a preocupação de familiares da vítima, que o procuraram após quase 30 dias sem conclusão do inquérito policial. “Uma mulher sai para trabalhar e precisa ter a segurança de que será respeitada. Até agora nenhuma providência foi tomada e nenhuma punição aconteceu”, lamentou. Georgeo Passos pediu ação imediata da Secretaria de Segurança Pública. “Um caso como esse não pode ficar impune para que cenas dessas não se repitam em outros municípios e órgãos públicos”, reforçou.

Foto: Jadilson Simões| Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo