A comemoração ao Dia do Servidor Público foi realizada nesta quinta-feira (23), no Espaço Cultural Deputado Djenal Queiroz da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), em uma solenidade promovida pela Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (Elese), com o apoio do Cerimonial e da Diretoria de Comunicação da Casa.
Durante o evento, servidores foram homenageados pela dedicação e pelo trabalho desempenhado diariamente na instituição. A abertura da cerimônia destacou o papel fundamental desses profissionais na construção de uma Alese mais eficiente e comprometida com a população sergipana.
O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade (PSD), destacou a relevância do servidor público na consolidação das políticas públicas. “É uma data de grande significado, que valoriza o compromisso e a dedicação desses profissionais na execução das ações que garantem o funcionamento do Estado e o atendimento à sociedade”, afirmou.
O deputado Luciano Bispo (PSD) destacou a boa relação que manteve com os trabalhadores durante o período em que presidiu a Assembleia Legislativa de Sergipe. “Passei por aqui oito anos de uma boa convivência com os servidores da Casa. Acho que fiz por onde eles se sentissem bem, se sentissem mais felizes. Criei aquilo que eles mais queriam na vida pública deles, que era uma questão financeira. E, com isso, tenho certeza de que cumpri minha obrigação como presidente, atendendo ao melhor para todos os servidores”, afirmou.
O deputado Luciano Pimentel (PP) ressaltou a importância de reconhecer o papel dos servidores públicos da Assembleia Legislativa de Sergipe. “Mais do que comemorar, é fundamental reconhecer o trabalho que os servidores da Alese realizam e que tanto contribui com esta Casa e com a sociedade sergipana. É por meio do empenho deles que os parlamentares podem desenvolver seus projetos de lei, analisar processos e exercer plenamente suas funções. O servidor da Alese tem uma contribuição muito grande para o nosso mandato e, consequentemente, para toda a sociedade sergipana”, destacou.
A diretora da Elese, Telma Pimentel, destacou a importância de reconhecer o serviço prestado e confraternizar. “É um momento de reconhecimento ao trabalho desses servidores abnegados que estão aqui no dia a dia, trabalhando em prol da sociedade. Hoje é um dia de fraternidade, de reencontrar colegas que muitas vezes só vemos rapidamente nos corredores ou nos elevadores, sem tempo para conversar. Essa comemoração ao Dia do Servidor é exatamente para isso: para homenagear essas pessoas, nós, servidores da Casa, e todos os servidores do nosso Estado”, afirmou.
O presidente do Sindicato dos Servidores da Alese, Antônio Geraldo da Silva, destacou a importância da homenagem prestada aos servidores durante a comemoração ao Dia do Servidor Público. “Hoje, a Casa Legislativa proporciona para nós todos os servidores um momento especial, de reconhecimento e valorização. Para o sindicato, é um prazer ver a Assembleia homenagear alguns servidores desta Casa. Temos certeza de que todos mereciam ser lembrados, mas que, em nome dos que estão sendo homenageados aqui, todos os demais se sintam igualmente reconhecidos. Agradecemos à Presidência da Assembleia e à Mesa Diretora por proporcionar essa alegria”, afirmou.
Homenagem
Em um momento especial de reconhecimento aos servidores da Casa, foi prestada duas homenagens simbólicas de gratidão e carinho àqueles que contribuíram para a construção da história da instituição.
No momento, foi destacada a homenagem póstuma à servidora Sônia Maria Mendonça Garcia, que dedicou anos de sua vida ao Poder Legislativo sergipano. De acordo com os colegas, ela era admirada pela competência, dedicação e generosidade e deixou uma marca profunda, sendo lembrada não apenas como uma profissional exemplar, mas também como uma pessoa acolhedora e comprometida com o serviço público.

Vasco Domingues Garcia Filho
O filho da servidora homenageada, Vasco Domingues Garcia Filho, agradeceu emocionado à Alese pela homenagem prestada à sua mãe. “Agradeço muito ao presidente da Casa, o amigo Jeferson Andrade, por essa linda homenagem. Minha mãe sempre se dedicou muito aqui, ela dizia que a Alese era a segunda casa dela. Vinha todos os dias com carinho e comprometimento, sempre buscando fazer o melhor possível. Me sinto muito lisonjeado e privilegiado em receber essa homenagem em nome da nossa família”, afirmou.
Emocionado, Vasco destacou o legado de amor e profissionalismo deixado por sua mãe. “Sou suspeito para falar, mas minha mãe foi uma mulher extremamente dedicada, tanto como mãe quanto como profissional. Tudo que ela podia nos oferecer, fez da melhor maneira possível, mesmo quando era difícil. Tenho apenas ótimas lembranças dela, uma pessoa maravilhosa. Depois do falecimento, pude conhecer melhor a Assembleia e senti o carinho que todos tinham por ela. Em casa, esse amor era ainda maior, ela sempre nos protegeu e criou da melhor forma possível”, declarou.
A Alese também prestou uma homenagem especial à servidora mais antiga em atividade, Ana Maria da Silva Miranda, reconhecendo sua longa trajetória e dedicação ao serviço público.
Com quase três décadas de atuação na Alese, Ana Maria foi admitida em 27 de outubro de 1976 e, desde então, construiu uma carreira pautada pelo compromisso, pela ética e pelo zelo com o trabalho. Atualmente, ela integra a Diretoria de Atenção à Saúde, onde segue contribuindo com sua experiência e dedicação ao bom funcionamento da Casa Legislativa.
A homenagem a Ana Maria da Silva Miranda foi descrita como um tributo à trajetória e à permanência, simbolizando a força e o valor do servidor público que dedica a vida à instituição. Os colegam disseram que seu exemplo inspira gerações de colegas e reafirma o papel essencial de quem faz da Alese não apenas um local de trabalho, mas também uma segunda casa construída com esforço, respeito e amor à profissão.

Ana Maria da Silva
Ana Maria da Silva agradeceu emocionada o reconhecimento recebido. “São 28 anos na Alese e 49 anos de vida pública. Essa homenagem é justa e merecida não só a mim, mas também a todos que fizeram acontecer esta Casa Legislativa, inclusive lembrando com carinho daqueles que já se foram. Sou muito grata por fazer parte da família médica, nesses 28 anos em que estou no Departamento Médico. Quando entrei, comecei no gabinete, mas depois fui encaminhada para o setor onde permaneço até hoje”, relatou.
Ela destacou o carinho que sempre recebeu na instituição. “O acolhimento que tive aqui foi fundamental, especialmente nos momentos mais difíceis da minha vida. Sempre fui muito bem recebida pelos presidentes, tanto o atual quanto os anteriores. Posso dizer que fui amada nesta Casa, e isso me fortaleceu. Este é um momento único, raro, em que me sinto homenageada e, ao mesmo tempo, presto homenagem aos meus colegas de trabalho. Em nome deles e em meu nome, deixo minha profunda gratidão por esse reconhecimento”, afirmou.
Foto: Jadilson Simões| Agência de Notícias Alese



































