logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

“Ato arbitrário”, declarou Linda Brasil sobre demissões indevidas de trabalhadores da FHS

Na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, nesta quarta-feira, 8, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) denunciou o que classificou como “manobra” do Governo do Estado para o desligamento de trabalhadores contratados da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). A ação ocorre como medida de transição da gestão das unidades públicas de saúde para as Organizações Sociais (OSs).

De acordo com a parlamentar, no dia 2 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe e a FHS emitiram um ofício circular convocando os profissionais para se apresentarem ao setor de Recursos Humanos, com o objetivo de receber “orientações e encaminhamentos relacionados à transição”. A justificativa para o ato seria, justamente, a transferência da gestão de unidades estaduais de saúde para as OSs.

“Esse foi um ato arbitrário. O Ministério Público Federal já solicitou à Justiça, em caráter de urgência, a suspensão das demissões da Fundação, decisão que acompanhei de perto nas reuniões e sobre a qual já me manifestei nesta tribuna. As demissões violam o acordo judicial que obriga o Estado a substituir os contratos temporários por servidores concursados, e não por terceirizações disfarçadas”, declarou Linda Brasil.

Linda considera que o processo de terceirização dos serviços públicos de saúde precariza as condições de trabalho e prejudica a qualidade do atendimento à população. “Sergipe precisa fortalecer o SUS, garantindo valorização profissional, estabilidade e transparência, e não privatizá-lo por meio das OSs”, alertou a parlamentar.

A deputada reforçou a sua cobrança para que o acordo firmado com o Ministério Público Federal e a Justiça Federal seja respeitado, e os desligamentos só ocorram mediante admissão de profissionais por meio de concurso público e com atendimento à demanda real do sistema de saúde.

 

Foto: Ascom

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo