“Não é culpa da Deso. É culpa do Governo do Estado, por não investir. Esse projeto de privatização ocorre há anos, com o sucateamento da Companhia de Saneamento e com a retirada de uma equipe que fazia a prevenção, com manutenção nessas adutoras”, declarou a parlamentar.
De acordo com Linda Brasil, esse é um projeto privatista, de entrega dos serviços e equipamentos à iniciativa privada. Linda questiona a falta de aplicação de recursos, como os R$ 362 milhões destinados à Deso a partir da concessão de serviços à empresa Iguá Saneamento, assim como o montante de R$ 1,6 bilhão que foi direcionado aos cofres do Governo do Estado.
“Esse recurso poderia ser usado em ações de prevenção e de valorização desse sistema, mas está guardado, como já foi dito na tribuna. Acontece que o Governo do Estado não é um banco, para pensar nos juros de um valor que poderia estar sendo utilizado para evitar essa tragédia e o caos que aconteceu com a falta de água, não só em Aracaju, mas também nos municípios circunvizinhos”, salientou a deputada.
Linda ressalta que essa denúncia vem sendo feita há muito tempo, com as denúncias provenientes de municípios do interior do estado, que enfrentam o desabastecimento. “Essa é uma questão grave e que afeta o cotidiano da população em suas necessidades essenciais”, frisou.
