Na manhã desta terça-feira (16) aconteceu mais uma edição do projeto ‘Visita à Casa do Povo’. A ação consiste em visitas à Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) para conhecer a estrutura e as atividades do Poder Legislativo. Além disso, os visitantes recebem informações sobre o funcionamento e a ação parlamentar. Desta vez, participaram do momento, estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e o professor de história, Jaderson Rodrigo Melo Vieira, da Escola Estadual Valnir Chagas, de Aracaju.
O coordenador de assuntos especiais da Alese, Evaldo Campos, destacou a importância da missão da Escola do Legislativo João de Seixas Dória (Elese) e transmitiu uma mensagem de otimismo aos jovens participantes. “Eu estou aqui trazendo o recado de duas pessoas muito queridas, Jeferson (Andrade, presidente da Alese) e Telma (Pimentel, diretora da Elese), que querem transmitir a essa geração amor, esperança, fé no amanhã. Esses meninos deixaram as suas casas e saíram no primeiro raio de luz, e eu sei que por onde passarem deixarão as marcas generosas de uma passagem produtiva. A Escola do Legislativo tem esse mistério, tem esse compromisso: tocar essas almas sensíveis para que elas possam produzir o melhor e marcar a história de Sergipe com brilho, com inteligência e com amor que ele nos oferece a todos os movimentos”, afirmou.
O professor de história, Jaderson Rodrigo Melo Vieira, ressaltou a importância da experiência para a formação dos estudantes. “Eu acho muito importante, primeiro, mostrar a eles essa estrutura do Poder e a divisão dos poderes. Então, eu sempre tenho esse projeto de levar eles não só na Casa do Legislativo, mas também no Palácio do Governo, no Palácio da Justiça, para que consigam diferenciar as estruturas do Poder Republicano e ver a importância dessa divisão e da independência dos poderes. O meu objetivo principal é fazer com que nasça neles o desejo de opitar por essa carreira, que está acessível a qualquer um deles. Eu acredito muito no construtivismo, que é o aprender fazendo. Quando você sai da escola e vai a esses locais de poder, ou até a espaços profissionais, eles conseguem vivenciar na prática determinadas profissões e assim despertar o desejo de seguir por esses caminhos”, afirmou.
A estudante do 9º ano, Larissa da Silva Santos, destacou a importância da visita à Assembleia Legislativa como uma oportunidade de aprendizado além da sala de aula. “Para nós, alunos, é muito importante ter contato com a Biblioteca e com a Assembleia, para sabermos mais sobre a nossa história e sobre como as leis são criadas. Vir para cá é uma oportunidade muito grande, porque conseguimos entender melhor como tudo acontece. Eu gostei bastante da Prateleira Maria da Penha, já que me interesso muito pela defesa das mulheres e por esse tema. Nossa escola já incentiva bastante a leitura, temos uma biblioteca e esse hábito é fundamental, porque ler nos ajuda a aprender mais sobre a história, sobre cidadania, política e principalmente sobre as leis”, afirmou.
O coordenador da Biblioteca da Elese, Celson Iris, ressaltou o papel fundamental do espaço no apoio às atividades legislativas. “A Biblioteca também faz parte do suporte ao Poder Legislativo, porque aqui a gente tem leis e obras que subsidiam a tomada de decisão no plenário, quando os deputados vão votar. Temos material geográfico, histórico, cultural e também literatura sergipana que retrata desde a construção de bairros até a passagem de Lampião e o cangaço no interior de Sergipe. Ou seja, tudo isso faz parte da nossa história e da cultura sergipana. Esse material bibliográfico pode inclusive servir de suporte para debates em plenário e nas comissões, subsidiando o processo legislativo, já que grande parte da história de Sergipe está registrada nos livros”, afirmou.
Tribuna
Durante a Sessão Plenária, os estudantes do 9° ano e os professores foram saudados pelos deputados Garibalde Mendonça (PDT), Georgeo Passos (Cidadania), Linda Brasil (Psol), Paulo Júnior (PV) e Chico do Correio (PT).
Foto: Jadilson Simões| Agência de Notícias Alese











