Ir para o conteúdo

logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dra. Lidiane Lucena enaltece políticas públicas voltadas aos catadores de recicláveis em Sergipe

Em pronunciamento realizado na manhã desta terça-feira (03) na Assembleia Legislativa de Sergipe, a deputada estadual Dra. Lidiane Lucena destacou duas importantes iniciativas voltadas à valorização dos catadores e catadoras de materiais recicláveis no estado: o lançamento do Programa Pró-Catadores Sergipe e a instalação do Espaço Acolher.

O Programa Pró-Catadores Sergipe, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com os governos federal e estadual, vai beneficiar diretamente 34 organizações associativas em 32 municípios sergipanos, com foco na inclusão produtiva, geração de renda e apoio à comercialização dos materiais recicláveis. A iniciativa também prevê capacitações, suporte técnico e entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os trabalhadores.

A iniciativa ganha ainda mais peso ao levar em consideração que, segundo dados do Instituto Pragma, o Nordeste abriga mais de 550 organizações de catadores, sendo que Sergipe ocupa o 4º lugar, com 52 unidades e quase 2 mil cooperados. “Um esforço coletivo que agora conta com mais estrutura, apoio e integração com o poder público”, destacou Dra. Lidiane.

Já o Espaço Acolher, criado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic),  representa um marco ao oferecer para os catadores um ambiente seguro para que possam deixar seus filhos, de 2 a 12 anos, enquanto trabalham durante os festejos juninos. O local, que funciona das 16h às 7h, oferece alimentação, acolhimento e atividades lúdicas e educativas, garantindo tranquilidade às famílias e segurança aos meninos e meninas. 

A deputada ressaltou ainda o protagonismo feminino à frente dessas ações, destacando o trabalho de Priscila Felizola, superintendente do Sebrae Sergipe, e de Érica Mitidieri, secretária de Estado da Inclusão Social e primeira-dama de Sergipe. “São mulheres competentes, sensíveis e inovadoras, que demonstram que a gestão pública pode e deve ser feita com olhar humano”, afirmou.

Para Dra. Lidiane, as duas iniciativas são exemplos concretos de políticas públicas bem-sucedidas, que aliam responsabilidade ambiental, inclusão social e transformação sustentável. Em suas palavras finais, reforçou: “Não há economia circular sem inclusão social. Não há sustentabilidade sem justiça. E não há futuro possível sem reconhecer o valor de quem trabalha com dignidade para cuidar do nosso meio ambiente.”

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Video Player is loading.
Current Time 0:00
Duration -:-:-
Loaded: 0%
Stream Type LIVE
Remaining Time -:-:-
 
1x
    • Chapters
    • descriptions off, selected
    • subtitles off, selected
    • default, selected
    Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
    plugins premium WordPress