Na Sessão Plenária desta quarta-feira, 26, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) denunciou a precarização dos serviços de educação e saúde no estado de Sergipe. A parlamentar destacou a falta de estrutura básica para a execução de serviços essenciais à população e reforçou a necessidade de atenção aos trabalhadores.
Em Aracaju, a ineficiência do atendimento no Hospital de Urgência e Emergência da Zona Sul Desembargador Fernando Franco, localizado no bairro Farolândia, foi um dos pontos abordados durante o pronunciamento. “Recebi denúncias de que as pessoas aguardam mais de quatro horas para serem medicadas, sem que seja respeitada a prioridade na triagem e medicação. Os computadores estão sucateados, sempre desligando e prejudicando o trabalho da equipe, que também é reduzida diante da crescente demanda. Esses fatores representam precarização e riscos para a saúde pública”, relatou Linda Brasil.
Preocupada com a possibilidade de agravamento da situação durante o feriado de Carnaval, período em que a busca por atendimento de urgência tende a aumentar, a deputada do Psol protocolou uma indicação à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No documento, foram solicitadas providências urgentes para a regularização dos serviços.
Entre as solicitações estão a imediata manutenção ou troca dos equipamentos eletrônicos defeituosos, o cumprimento do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) e do atendimento prioritário conforme a Lei nº 10.048/2000. Também foi recomendada a ampliação da equipe de profissionais. “Falta investimento para acompanhar essa demanda crescente por atendimento. Há carência de estrutura básica”, salientou Linda Brasil.
Educação
Em apoio à comunidade escolar do Colégio Leonor Teles de Menezes, localizado no bairro Mosqueiro, Linda Brasil cobrou melhorias na infraestrutura da unidade de ensino. Segundo denúncias, a escola enfrenta problemas como falta de segurança, instalações elétricas precárias, uma quadra esportiva deteriorada e salas de aula sem climatização. Além disso, a sala de informática estaria desativada.
“A precarização da infraestrutura escolar viola o direito à educação e aprofunda a desigualdade. Afinal, a universalização da educação pública com qualidade é essencial para a construção de uma sociedade democrática, ancorada na justiça social. Desde quando sou vereadora, recebo denúncias sobre esse colégio. E o Governo sempre com a mesma justificativa de que já se tem um planejamento e que essa unidade escolar está na lista. Só que o povo não quer mais desculpas, justificativas, o povo quer a reforma o mais rápido possível”, destacou Linda Brasil.
A parlamentar enfatizou que cobrará da Secretaria de Estado da Educação a realização da reforma e a oferta de um espaço provisório que atenda às necessidades da população.
Fotos: Jadilson Simões