Nesta quarta-feira (19), o deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para parabenizar o governador Fábio Mitidieri pela assinatura de contrato com o Banco Mundial para a reestruturação da dívida do Estado. A operação de crédito, no valor de US$ 110 milhões, foi oficializada nessa terça-feira, 18, e prevê uma economia de aproximadamente R$ 100 milhões aos cofres públicos já no primeiro ano.
“O Governo do Estado possuía empréstimos contraídos anteriormente junto ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Regional de Brasília, que serão liquidados com esse contrato. Com isso, vamos sair de operações com taxas de juros mais altas e prazos mais curtos para uma operação de 19 anos, com apenas 6% de taxa de juros”, explicou Luciano Pimentel, frisando que o contrato substitui um empréstimo com juros de 29% ao ano.
De acordo com o deputado, essa reestruturação, com o alongamento do prazo para pagamento das dívidas e uma redução drástica da taxa de juros, ajudará o Estado a cumprir as metas que foram estabelecidas pelo governador Fábio Mitidieri, reduzindo o comprometimento orçamentário.
“É menos juros sendo pagos aos bancos e mais dinheiro no Tesouro Estadual para atender às demandas do povo sergipano. É uma operação que mostra como o governador do Estado e sua equipe estão antenados e monitorando a política econômica, buscando adequar as operações de crédito com melhores condições para o Tesouro Estadual”, destacou Luciano, complementando:
“Quero parabenizar o governador Fábio Mitidieri, a secretária da Fazenda, Sarah Andreozzi, e toda a equipe econômica por essa operação e expressar o meu contentamento em ver o grandioso trabalho que está sendo realizado para ajustar as contas do Estado e atrair mais investidores para Sergipe, um dos estados menos endividados do Brasil, que tem uma capacidade de buscar recursos e de pagamento bastante ampliada, podendo ser beneficiário de novos investimentos”, enfatizou Pimentel.
Por fim, o deputado ressaltou a participação da Assembleia Legislativa na aprovação do novo financiamento que será realizado com o Banco Mundial, contando com garantias da União.
“Como bancário que dedicou mais de 30 anos da vida a esse setor, sempre defendi nesta Casa a importância do crédito para investimento, que possibilita a promoção de investimentos, criando uma infraestrutura melhor para o Estado e atraindo mais investidores, o que, consequentemente, gera mais emprego e renda. Por isso, quero aqui destacar que a Alese também está de parabéns por ter aprovado essa operação de crédito. Enquanto parlamentar, fico feliz em saber que contribuímos para viabilizar essa economia, que será revertida para políticas públicas, obras e desenvolvimento do Estado”, concluiu Luciano Pimentel.
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese