logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Kitty Lima faz prestação de contas dos seus primeiros dias de mandato

Em Sessão Plenária desta terça-feira (11), a deputada Kitty Lima (Cidadania) fez uma prestação de contas do que já tem feito em seus primeiros dias de mandato.

A deputada iniciou seu discurso no Grande Expediente parabenizando a gestão do novo prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Samuel Carvalho, que tem se destacado com a criação da Secretaria da Causa Animal que, nos primeiros dias de funcionamento, já promoveu uma reunião com protetores independentes para discutir políticas públicas voltadas ao bem-estar animal. O encontro teve como objetivo ouvir as demandas da sociedade civil e planejar ações concretas para a proteção dos animais. Kitty Lima destacou a importância do diálogo entre a gestão pública e os defensores da causa animal, parabenizando a iniciativa da secretaria. “Esse diálogo fará diferença, vamos colher bons frutos”, afirmou a parlamentar.

Casos de Maus-Tratos e Ações na UNIT

A preocupação com o desaparecimento de gatos na Universidade Tiradentes (UNIT) também foi tema de discussão. Após o surgimento de denúncias, foram realizadas reuniões com representantes da instituição, resultando na apresentação de um projeto para a criação de uma área de bem-estar animal. O plano inclui medidas como castração, chipagem, campanhas de adoção, fornecimento de alimentação e formação de uma comissão para acompanhar a situação dos animais comunitários.

“O reconhecimento dos animais comunitários é um passo importante. Eles não têm tutores específicos, mas são cuidados pela comunidade e têm direitos que precisam ser respeitados”, destacou Kitty Lima, autora de emenda ao Código Estadual de Proteção Animal.

Esporotricose: Desafio para a Saúde Pública

Outro tema relevante foi o aumento de casos de esporotricose, uma doença fúngica que afeta principalmente gatos e pode ser transmitida a humanos. A falta de infraestrutura para o tratamento da doença em Aracaju motivou um apelo à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) e à Secretaria Municipal de Saúde para a criação de um plano emergencial.

“O tratamento existe e é eficaz, mas precisamos de um local adequado para atender esses animais. A solução nunca será a eutanásia. Precisamos de um espaço que ofereça cuidados veterinários adequados”, enfatizou a deputada.

Cumprimento de Condenação Judicial

A parlamentar relembrou a existência de uma condenação judicial de 2013 que obriga o município a implementar um amplo espaço de bem-estar animal no Centro de Zoonoses, incluindo chipagem, campanhas de adoção, resgate de animais e a construção de um crematório público. A nova gestão se comprometeu a dar andamento ao cumprimento da decisão.

Castramóvel e Atendimentos Veterinários

O Castramóvel, unidade móvel de castração, foi destacado pela deputada por ter mais de cinco mil atendimentos realizados, contribuindo para o controle populacional de animais e prevenção de doenças. “Salvamos vidas que, sem esse atendimento, não teriam sobrevivido”, celebrou Kitty.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo