O município de Propriá comemora nesta sexta-feira (7), 223 anos de Emancipação Política. A cidade localizada às margens do rio São Francisco, se originou no século XVII com a instalação de uma missão jezuíta visando catequizar os povos indígenas presentes na região conhecida como Urubu de Baixo, elevada em 18 de outubro de 1718 a Sede de Freguesia de Santo Antônio. Em 7 de fevereiro, passou a ser conhecida como Vila de Propriá.
Em finais de 1859, o imperador Dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina chegam a Propriá através do Rio São Francisco, idealizando a ponte que liga o estado de Sergipe ao estado de Alagoas. A cidade está localizada a 99 quilômetros da capital sergipana.
Na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), foi aprovada a Lei n° 9.237/2023. de autoria do deputado Georgeo Passos (Cidadania), que declara a Festa dos Motoristas de Propriá como Bem de Interesse Cultural do Estado de Sergipe. O evento acontece durante o trezenário de Santo Antônio (1 à 13 de junho). Em 2023, a festa completou 26 anos com sua nova modalidade que inclui a procissão as imagens de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, e Santo Antônio Padroeiro da cidade de Propriá. O ato religioso é acompanhado pelos motoristas em seus veículos que recebem bênçãos e seguem para a santa missa. A Festa dos Motoristas conta ainda com ‘Feira Cultural e de Artes’ além de exposições literárias e de carro.
Também foi aprovada na Alese, a Lei Ordinária nº 9.030/2022 declarando a Festa Religiosa do Bom Jesus dos Navegantes como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe. A autoria é do deputado Garibalde Mendonça (PDT), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Celebrações
A programação alusiva aos 223 anos de Propriá, iniciou às 6h desta sexta-feira, com o hasteamento da bandeira e apresentação da Filarmônica Santo Antônio, na Praça da Bandeira; às 7h, foi celebrada uma missa solene no Santuário Nossa Senhora das Graças; realização da Tenda Saúde e Tenda Educação, no Largo Nossa Senhora das Graças e Unidade Móvel do Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT).
Foto: Divulgação jornalista Silvio Oliveira