Os professores pediram recursos à deputada Linda Brasil, para investirem na construção de um posto territorial, no deslocamento e comunicação das equipes que trabalham no projeto e para a construção de um posto territorial, que servirá como base para os trabalhos que estão sendo realizados na comunidade de Salinas 2, no município de Laranjeiras.
A deputada destacou a relevância do projeto para as comunidades mais vulneráveis do estado, expressando satisfação em apoiar a iniciativa. “O Programa Periferia Viva integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e, em Sergipe, será implementado em Laranjeiras, atendendo duas comunidades que enfrentam dificuldades como a falta de saneamento básico, iluminação pública e outras necessidades estruturais essenciais para garantir uma vida digna e os direitos fundamentais de seus moradores. Estamos em processo de discussão das emendas parlamentares e vamos discutir com a nossa equipe possibilidades de ajudar”, enfatizou Linda Brasil.
Sobre o Programa
O Periferia Viva é uma iniciativa do Governo Federal voltada para a melhoria das condições de vida nas periferias urbanas brasileiras. O programa atua em diversas frentes, como urbanização de favelas, palafitas e loteamentos informais, provendo infraestrutura urbana (saneamento básico, contenção de encostas, sistema viário e iluminação pública), recuperação ambiental, melhorias habitacionais, produção de moradias para reassentamentos, regularização fundiária, trabalho social e intervenções urbanísticas de qualificação.
Em Sergipe, o programa está sendo desenvolvido nas comunidades Salinas 2,que fica localizada no conjunto José Monteiro Sobral, no município de Laranjeiras. Durante o encontro, os professores também apresentaram as atividades da residência técnica, um programa de formação prática para recém-formados, que atuam diretamente no projeto.
De acordo com a professora Maria Cecília Tavares, o programa vai além das intervenções físicas e busca promover a autonomia das comunidades atendidas. “Nós estabelecemos um posto territorial que centraliza os trabalhos nessas comunidades, realizamos intervenções emergenciais e, a partir daí, elaboramos projetos urbanísticos visando a regularização fundiária. O objetivo final é preparar a comunidade para que ela conquiste sua autonomia”, explicou.
Compromisso da Mandata
Para a deputada Linda Brasil, o Periferia Viva é uma grande referência enquanto iniciativa que busca promover os direitos humanos básicos. “Receber os professores hoje no meu gabinete é motivo de alegria. A minha mandata tem como compromisso central levar dignidade ao povo de Sergipe, e esse programa é uma ferramenta poderosa para assegurar direitos fundamentais às populações periféricas. Estou comprometida em apoiar a implementação e lutar pela expansão do programa para outras regiões do estado. Eu fico muito entusiasmada com projetos com toda essa potência. Uma iniciativa brilhante que poderia, inclusive, ser buscada para o diálogo pelo próprio Governo de Sergipe, para que se inspire na elaboração de projetos preocupados em resolver os problemas sociais, mas que respeite às questões socioambientais”, declarou a parlamentar.