Elese: Agenda oferece programação variada com curso, palestras e comemoração do Dia da Sergipanidade

A Escola do Legislativo João de Seixas Dória abre a agenda do mês de outubro com uma palestra em relação à prevenção do câncer de mama. O evento será no dia 21 de outubro, às 9h30, no auditório da Elese, com a médica mastologista Denise Fróes Brandão. A médica é formada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Salvador, Bahia), e fez residência médica de Cirurgia Geral no Hospital Santo Antônio (Salvador, Bahia) e residência médica de Mastologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Em Sergipe, no ano de 2023, 493 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama. Em 2024, embora os dados não estejam fechados, de janeiro a julho, foram notificados 225 casos de câncer de mama. A campanha Outubro Rosa é um movimento que ocorre em todo o mundo para despertar e reforçar a ideia que é preciso cuidar da saúde, fazer o autocuidado, ter uma frequência nas consultas preventivas e, caso sejam detectados sinais da doença, iniciar o tratamento o mais rápido possível. A Elese reúne as mulheres neste dia para uma atenção especial à saúde de cada uma delas.

No dia 24 de outubro, a Elese comemora o ‘Dia da Sergipanidade’ com um evento especial no ‘Projeto Quintas Negras’ que contará com a presença do autor Chiquinho do Além Mar e do professor e pesquisador Dênio Azevedo. Será às 9h, no auditório da Elese com o tema ‘Sergipanidades’. Os dois são autores do livro ‘Sergipanidade’ que explora a identidade sergipana através de versos de cordel e ensaios literários.

Francisco Passos Santos, conhecido no meio artístico com o pseudônimo de Chiquinho do Além Mar é cordelista autor de mais de 50 textos publicados e adaptados para peças teatrais, cinema, dissertações acadêmicas e musicais. É pesquisador, compositor e cantor. Ministra oficinas sobre Cultura Popular e é autor do projeto, Cordel na Sala de Aula, que leva a Literatura de Cordel para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas de todo Brasil.

Dênio Azevedo é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Culturas Populares da Universidade Federal de Sergipe – PPGCULT/UFS. Pós-doutorado na Royal Military College of Canadá. Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe – PPGS/UFS. Coordenador do projeto de Extensão Sergipanidades. Estuda temas relacionados ao Turismo, História, Identidades Culturais, Patrimônio Culturais, Culturas Populares, Imaginários e Representações Sociais.

Na data dedicada ao Dia Nacional do Livro, dia 29 de outubro, a Escola do Legislativo realizará ‘Projeto Encontro com o Autor Especial’ com a presença do Presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) Neu Fontes, que apresentará o livro: ‘Som da História’, lançado em abril deste ano. O evento será realizado na biblioteca da Elese , gratuito e aberto ao público. O compositor, cantor e gestor cultural Neu Fontes mergulha nas histórias por trás dos discos, shows e nas vidas das pessoas que moldaram e continuam moldando o cenário musical e cultural de Sergipe. A obra não segue uma ordem cronológica tradicional, mas uma organização baseada nas emoções e sentimentos do autor no momento da escolha.

Cada artigo é uma fusão da vivência pessoal de Neu Fontes e das pesquisas aprofundadas sobre artistas de destaque. O livro se torna, assim, uma janela para o passado, presente e futuro da música sergipana e brasileira.

Curso para servidores

Entre os dias 21 a 24 de outubro, das 13h às 17, a Escola do Legislativo realiza o curso Licitação: Conhecendo a Fase Preparatória na Lei 14133/2021 ministrado pelo professor Antônio Augusto Rolim. O curso é voltado para servidores da Assembleia Legislativa de Sergipe. A Lei 14.133/21 estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Antônio Augusto Rolim é advogado, com curso de extensão em Direito Lato Sensu pelo MPM/SP; Pós-Graduado em Direito Público, pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro – UGF/RJ; especializado em Licitações e Contratos Administrativos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV / FGV.

Por Rosângela Dória/Elese
Foto: Jadilson Simões/Alese