“Essa fala é escandalosa e ofensiva a todas as professoras e professores de Sergipe”, denuncia deputada Linda Brasil após desrespeito do governador à categoria

Por Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Linda Brasil (Psol), líder da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), exibiu, no Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira, 2, o vídeo veiculado pelo Sintese, onde o governador Fábio Mitidieri (PSD) desrespeita as professoras e professoras sergipanos ao afirmar que a categoria “não trabalha”. Para a deputada, a fala é “escandalosa, ofensiva, vergonhosa, antiética e antidemocrática”. A parlamentar, que vai protocolar uma Moção de Repúdio ao governador do estado, exigiu respeito à categoria e cobrou uma posição da Casa Legislativa referente à postura do chefe do Executivo.

“Como é que uma pessoa que chega no poder por causa do sobrenome tem a coragem de dizer que as professoras e professores não trabalham? Quero dizer ao senhor, governador Mitidieri, que todos os direitos da classe trabalhadora são frutos de muita luta e resistência. Não foram os governadores, os empresários que deram o adicional noturno, auxílio, hora extra, férias, décimo terceiro. Tudo que nós temos direito foi conquistado após muita luta. Mas é isso que homens brancos e ricos pensam da classe trabalhadora: que estamos aqui para servir e agradecer, de cabeça baixa, calados, porque lutar para eles é crime, reclamar por melhores salários é ingratidão”, criticou a deputada.

A parlamentar repudiou com veemência e lembrou que faz um tempo que o governador decidiu tratar a categoria com descaso. “A luta das e dos professores é justa, necessária, é pela valorização da carreira dentro do que estabelece a lei. Governador que não cumpre a lei e não respeita as e os servidores públicos não merece governar. E digo mais: o governador que desrespeita professor e professora desrespeita a escola pública, desrespeita toda a sociedade. Faz um tempo que Fábio Mitidieri decidiu tratá-los com descaso, mas desta vez ele passou de todos os limites políticos, morais e éticos. O projeto do governador e de seus aliados é continuar aprofundando a desvalorização de professoras e professores, para que a qualidade da escola pública caia. Assim, fica fácil dizer que a solução é privatizar o ensino público. Não é assim que eles fazem com tudo?”, questionou Linda.

A deputada, que também é professora e mestre em educação, reforçou a importância da escola pública para combater as desigualdades sociais e cobrou valorização da categoria. “Uma categoria que está lutando para que os seus direitos sejam garantidos como determinam as leis, a Constituição. As professoras e professores deveriam ser os profissionais mais bem valorizados. É uma fala desumana, principalmente por direcionar a uma categoria que a gente sabe da sobrecarga, que trabalha sem condições, que leva trabalho para casa, que não teve nenhuma estrutura. Governador, assuma o seu papel constitucional, reabra imediatamente as negociações com a categoria e retrate-se com a categoria que merece respeito, com a categoria que forma no presente a geração do nosso futuro”, concluiu.

Foto: Divulgação Assessoria Parlamentar