logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia do Farmacêutico é celebrado com entrega de Títulos de Cidadão Sergipano

O Dia Internacional do Farmacêutico é comemorado nesta quarta-feira (25). Para celebrar a data foram entregue nesta tarde durante Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), Títulos de Cidadania Sergipana aos farmacêuticos Divaldo Pereira de Lyra Júnior, Carlos Eduardo Araújo de Oliveira e Fábio Jorge Ramalho de Amorim. Na ocasião, a também farmacêutica Maria de Fátima Aragão foi homenageada com a Outorga da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar. A autoria é do deputado Georgeo Passos (Cidadania).

Deputado Georgeo Passos

“Estamos aqui hoje oficializando o que já é de fato com a entrega do Título de Cidadania a esses três farmacêuticos que são sergipanos de alma e de coração e, também entregando a mais elevada distinção honorífica da Alese à farmacêutica Maria de Fátima. Que suas trajetórias continuem sendo marcadas pelo mesmo zelo e dedicação que lhes trouxeram até aqui, iluminando os caminhos que os cruzem”, afirma o parlamentar relembrando projetos aprovados na Alese, em prol da categoria.

Novos cidadãos sergipanos

Divaldo Pereira Jr. nasceu na cidade de Recife (PE); é farmacêutico e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Doutor pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2005) e Pós-doutor pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor Associado 4 da Universidade Federal de Sergipe.

É orientador e fundador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Farmacêuticas e orientador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências da Saúde, ambos na UFS. Líder do Grupo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social, Coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social/ UFS e ex-Consultor Ad Hoc do Ministério da Saúde. Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde.

Divaldo Pereira Júnior

“Estou em Sergipe há 20 anos e acredito que essa homenagem me faz acreditar que eu tenha contribuído bastante para o desenvolvimento da nossa área de farmácia e fico muito grato pela oportunidade desse reconhecimento por parte do deputado Georgeo e da Assembleia Legislativa de Sergipe e agradeço a Deus por estar recebendo essa honraria tão importante”, afirma Divaldo Pereira Júnior.

Carlos Eduardo nasceu em São Paulo. É filho de Maridete, uma mãe solo e costureira que criou três filhos. Mudou-se para Sergipe em 1984, onde viveu em Rosário do Catete, Itabaiana, e, a partir de 1991, em Aracaju, onde construiu sua vida pessoal e profissional. É casado com Verônica, e pai de Maria Clara. Irmão de Waldemar Alexandre e Karla Priscila. É tio de Miguel, Vinícius e Beatriz.

Formado em Farmácia pela Universidade Tiradentes (UNIT), possui Pós-Graduação em Gestão em Saúde Pública, Gestão em Segurança Pública, e Farmácia Clínica e Hospitalar, além de Mestrado em Ciências da Saúde pela UFS. Atuou como farmacêutico efetivo nas secretarias de Saúde de Sergipe e de Aracaju, e, desde 2014, é farmacêutico efetivo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e Perito Criminalístico na Coordenadoria Geral de Perícias de Sergipe (COGERP). É sócio fundador do Sindicato dos Peritos Oficiais de Sergipe (SINPOSE), entidade que presidiu entre 2015 e 2018.

Desde 2022, é presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), tendo sido reeleito em 2023, contribuindo significativamente para o fortalecimento da classe farmacêutica e para a saúde pública em Sergipe.

Carlos Eduardo

Na tribuna, ele fez um relato desde quando iniciou na profissão e agradeceu  ao autor da propositura, o apoio que vem dando à classe. “Receber o Título de Cidadão Sergipano nessa Casa Legislativa é uma honra indescritível, um momento de profunda reflexão e reconhecimento de uma jornada que me trouxe até aqui para compartilhar um pouco da minha trajetória e das  minhas raízes”, observa.

Fábio Jorge Ramalho de Amorim, nasceu na cidade de Campina Grande (PB). Chegou em Arapiraca (AL) aos nove anos, onde morou até concluir o segundo grau. Sua Graduação em Farmácia ocorreu no ano de 2002, na cidade de Maceió. Em 2003 atuou como Farmacêutico- Bioquímico no Exército Brasileiro, na cidade de Salvador – Bahia, ocupando os postos de Aspirante e 2º Tenente (R2). Em 15 de março de 2004 mudou-se para Aracaju – Sergipe, após ser aprovado em 1º Lugar no concurso para o Hospital Universitário de Sergipe e 9º lugar no concurso da Prefeitura Municipal de Aracaju, e tomar posse nos seus empregos praticamente ao mesmo tempo. Em 2014, após 10 anos de atuação na Prefeitura de Aracaju, solicitou exoneração para se dedicar exclusivamente ao Hospital Universitário, onde atuou por 10 anos no Laboratório de Análises clínicas e desde setembro de 2024, atua no Setor de Farmácia Hospitalar, chefiando o serviço desde então.

No seu currículo, além das pós-graduações latu Sensu em Gestão de Farmácia Hospitalar, Citologia Clínica, Didática e Metodologia do Ensino Superior, Farmácia clínica e Gestão Pública, possui Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Fábio é Conselheiro Regional de Farmácia desde 2011. Foi diretor Tesoureiro do Conselho Regional de Farmácia nos anos 2018 e 2019 e é o atual vice-presidente. É diretor da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, regional Sergipe, desde 2016. Foi presidente por 3 mandatos.

Fábio Jorge Ramalho

É o atual vice-presidente da sociedade. Fábio também é diretor administrativo da Sociedade Amigos do Hospital Universitário, instituição sem fins lucrativos, que apoia os pacientes assistidos no Hospital Universitário, que busca garantir o atendimento integral, provendo exames, medicamentos e outros itens não fornecidos ou realizados pelo SUS. E como principais atributos, é Pai da menina Júlia Sacramento Ramalho; casado com Danielle Melo Sacramento Ramalho, filho de Francisca de Fátima Tavares Ramalho e de Jorge Alberto Lira de Amorim, Neto de Dezinha Tavares e de João Crisóstomo Ramalho, sua referência.

“Com certeza é uma alegria e uma honra receber o Título de Cidadão Sergipano; agradeço ao deputado Georegeo Passos por oferecer essa honraria a minha pessoa. Estou muito feliz em ter muitos familiares  que vieram de Arapiraca (AL) e amigos prestigiando esse momento tão feliz na minha vida”, afirma Fábio Jorge.

Medalha

Dra Maria de Fátima Cardoso Aragão é graduada em Farmácia desde 2000, Farmacêutica Comunitária, foi Gerente Farmacêutica da farmácia escola da Universidade Tiradentes, onde realizou serviços clínicos farmacêuticos, foi Presidente do Sindifarma/SE por 2 mandatos, Conselheira Federal de Farmácia em seu segundo ano do segundo mandato e Coordenadora do GT sobre Farmácia Comunitária, idealizadora e coordenadora do curso Dispensar do CFF.

Maria de Fátima Aragão

“Eu me sinto muito feliz e agradeço à Deus, a minha família que me dá apoio e ao deputado Georgeo Passos, por hoje no Dia Internacional do Farmacêutico, estar recebendo essa condecoração me deixa muito honrada e grata, tanto a essa casa, como também aos colegas farmacêuticos de Sergipe e do Brasil, que eu represento como conselheira federal de farmácia. Eu me sinto muito lisongeada, humildemente falando por uma trajetória de servir a várias comunidades e por continuar lutando pelas causas da categoria. Agradeço de coração ao deputado Georgeo Passos e dizer que estou feliz com esse reconhecimento e que continuarei lutando e fazendo o meu melhor como profissional farmacêutica. Quero compartilhar essa honraria com todos os meus colegas dessa profissão que tanto amo, que contribuem com ética, zelo e responsabilidade, o papel crucial na promoção da saúde e bem estar da população. Somos figuras essenciais no combate à auto-medicação e do uso consciente de medicamentos”, enfatiza. 

Fotos: Joel Luiz/Alese

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo