Linda Brasil cobra melhoria nos índices do Ideb para Sergipe

A deputada Linda Brasil (PSOL)  comentou na sessão plenária desta quinta-feira (15), os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgados na última quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação.

“Infelizmente contrário do que foi noticiado pelos canais de Comunicação do Governo mostrando que o Ideb aponta que a aprendizagem evoluiu em todas as etapas, a gente avalia que não houve esse crescimento como cita o governo, porque Sergipe ficou abaixo da média nacional. Em 2023, nos Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano), que não é responsabilidade do estado, mas dos municípios, Sergipe teve a média de 5,4, enquanto a média nacional foi de 6,0, no caso do Fundamental I”, afirma.

Linda Brasil disse que, para os Anos Finais (do 6º ao 9º ano), o estado alcançou 4,4 da média nacional que foi de 5,0. “Já no Ensino Médio, o estado teve 4,0, enquanto a média nacional é de 4,3. Então, em relação nacional. o governo está com a média abaixo e a evolução aconteceu apenas no Ensino Fundamental I. O Ideb é calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).  A pontuação varia de 1 a 10 e quanto maior o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovado, maior é o índice”, informa.

A parlamentar acrescentou que sempre coloca na tribuna da Alese, a  importância de valorizar a Educação, perpassando por várias questões como investimentos estruturais, condições adequadas para que os alunos possam estar no espaço escolar, a valorização dos profissionais. “Infelizmente o governo pega os dados gerais, da Educação Pública e da Educação Privada, mas a responsabilidade do governo é com a Educação Pública, então os dados devem ser apresentados de forma transparente.  Se a gente percebe que algo não está tão bem, é importante para que o governo invista mais numa área tão importante”, enfatiza.

Cirurgias

A deputada também falou sobre a suspensão das cirurgias de endometriose no estado. “Desde junho do ano passado, no Hospital Universitáro está acontecendo essa suspensão e ontem a situação teve um novo desdobramento, com uma reunião extraoficial entre o Ministério Público Federal, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju e o Hospital Universitário, quando foi apresentada uma proposta de acordo para a retomada da realização dessas cirurgias, conforme determinação da liminar concedida pela justiça no dia 16 de julho, provocada por uma Ação Civil Pública”, ressalta.

“De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, só com a participação do Governo do Estado, vai ser possível retomar as cirurgias de endometriose no Hospital Universitário; então, é preciso que o Governo do Estado assine o decreto para o cofinanciamento e a contratualização dos procedimentos cirúrgicos de endometriose profunda. Em Sergipe, só o Hospital Universitário realiza esse tipo de cirurgia e atualmente 296 pacientes precisam do tratamento. Se o decreto for assinado logo, as questões legais podem ser resolvidas e a partir de outubro as cirurgias sejam retomadas. Só depende da vontade política e de pressão da sociedade. Muitos serviços que não existem na tabela SUS, precisam do apoio tanto do governo municipal como do governo estadual para fazer uma contratualização e os serviços possam ser realizados”,  observa.

Foto: Jadilson Simões/Alese