Paulo Júnior apresenta Moção de Aplausos às atletas Duda Lisboa e Ana Patrícia

A vitória da dupla Duda Lisboa e Ana Patrícia, na final do vôlei de praia, rendendo uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris 2024, foi tema de pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (13). No discurso, o deputado Paulo Júnior (PV) destacou a trajetória da sergipana Duda, conterrânea do município de São Cristóvão. O parlamentar apresentou uma Moção de Aplausos às atletas.

“Na manhã de hoje quero destacar uma conquista do ouro olímpico, muito importante para o esporte brasileiro e para o esporte sergipano por meio da dupla composta pela sergipana Duda Lisboa e pela mineira Ana Patrícia. Duda Lisboa é uma sancristovense, filha da ex-atleta de vôlei de praia, Cida Lisboa; uma garota que desde cedo a mãe já percebia o talento e avocação dela para o esporte e especialmente para essa modalidade”, afirma.

O parlamentar lembrou que em 2013, foi quando iniciou uma grande conquista obtida no Campeonato Mundial dos Jogos Escolares. “Eu me recordo que toda a população sancristovense se orgulhava naquele momento em ver sua filha brilhando para o mundo. Eu apresentei uma Moção de Aplausos pela conquista do ouro olímpico e gostaria que todos os deputados e deputadas subscrevessem essa moção em prol dessa sergipana que orgulha tanto o povo brasileiro, o povo sergipano e o povo de São Cristóvão”, solicita.

Paulo Júnior informou que, quando vereador de São Cristóvão apresentou uma Indicação solicitando à prefeitura, a criação do programa Bolsa Atleta Municipal.

“O prefeito Marcos Santana me garantiu que implementaria porque estava garantido no seu plano de governo e com dez anos de mandato ele encaminhou à Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei criando o Bolsa Atleta Municipal, denominando de Lei Duda Lisboa que até hoje contempla incentivando os jovens praticantes do esporte. Uma bolsa que varia entre 600 reais e um salário mínimo, que o atleta recebe durante 12 meses. São ações como essa que incentivam o esporte e que essa iniciativa sirva de exemplo para aqueles municípios que têm uma dotação financeira considerável, porque esse investimento se reveste em grandes benefícios e no surgimento de talentos pelo Brasil afora como é o caso da nossa sancristovense Duda Lisboa”, entende.

Ele reiterou a importância de políticas públicas que incentivam os ateltas, os jovens, os adolescentes durante o início da sua carreira. “É quando eles enfrentam as maiores dificuldades para prosseguirem como um atleta esportivo. Além da Moção de Aplausos que será encaminhada à dupla Duda Lisboa e Ana Patrícia, quero destacar o protagonismo feminino com o número de medalhas conquistadas nas Olímpiadas de Paris 2024. Aqui me congratulo com todos atletas participantes, em nome da campeã olímpica sancristovense, Duda Lisboa”, observa.

Foto: Jadilson Simões/Alese