De autoria do deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil), foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei nº 297/2024. que institui o Dia do Bacamarteiro, a ser comemorado anualmente em 24 de junho.
De acordo com a propositura, a data fica inserida no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe. Nas apresentações, os grupos usam bacamartes (armas artesanais com pólvora socadas à mão, que causam forte estrondo, mas não causam perigo).
Em Sergipe, os bacamarteiros estão presentes principalmente nos municípios que formam o Vale do Cotinguiba: Carmópolis, Capela, General Maynard e Japaratuba e para o autor do PL, a presença dos grupos é marcante, não apenas pelo som dos bacamartes, mas por sua importância histórica e cultural.
“No Vale do Cotinguiba, os primeiros registros são do século XVIII, mais precisamente da década de 1780, na região da Aguada. Ter uma data para celebrá-los enquanto manifestação cultural é importante no processo de valorização desse patrimônio de Sergipe”, explica Cristiano Cavalcante.
Foto: Fontes da História de Sergipe