logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia Mundial do Afogamento reforça alerta aos banhistas

Nesta quinta-feira (25), comemora-se o Dia Mundial de Prevenção do Afogamento. Na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), foi aprovada a Lei nº 4689/2022, de autoria do ex-deputado Jorge Araújo, que dispõe sobre a obrigatoriedade de guardiões em piscinas localizadas em clubes e estabelecimentos escolares públicos e privados. Dados do Corpo de Bombeiros, mostram que nos três primeiros meses de 2024, oito pessoas morreram afogadas no estado. Em junho deste ano, um jovem morreu afogado no lago da Orla de Atalaia.

De acordo com o texto da lei, é  obrigatória a permanência de Guardião de Piscinas, localizadas nos hotéis, clubes sociais e esportivos, estabelecimentos escolares públicos e privados e nas academias de esportes e ginásticas, por todo tempo de funcionamento.

“A não observância da presente lei por parte dos dirigentes de hotéis, clubes sociais e esportivos, estabelecimentos escolares, academias de esportes e ginásticas, implicará na aplicação de multas aos responsáveis por estes estabelecimentos”, informa destacando que compete ao Corpo de Bombeiros o controle e a fiscalização das piscinas de uso coletivo, procedendo a vistoria, a expedição de notificação a seus dirigentes para esclarecimentos e providências sobre irregularidades constatadas, aplicação de multas e interdição da piscina, mediante lavratura de auto.

O parágrafo único destaca que serão procedidas de pena de advertência e, posteriormente, de multa pecuniária de um mil a 6.000 (seis mil) UFIRs.

Prevenção

Segundo alerta do Corpo de Bombeiros de Sergipe, as pessoas precisam redobrar a atenção quando forem tomar banho em praias, piscinas, lagos, cachoeiras, rios e riachos. Saber nadar é uma das maneiras de prevenir a ocorrência de afogamentos. Mas no geral, os banhistas devem observar a sinalização e adotar alguns cuidados a exemplo de manter a atenção constante nas crianças, evitar nadar sozinho e evitar mergulhar em local que não tenha conhecimento da profundidade. 

Outras observações: consultar guarda vidas para saber as condições para o banho e para o surf antes de entrar na água; informar qualquer irregularidade observada; se for pego por uma corrente, nadar diagonalmente a ela até conseguir escapar; fazer sinais se não conseguir sair da correnteza; nunca fingir ter necessidade de socorro; não nadar perto de piers ou estacas, evitar ingerir bebidas alcóolicas ou alimentos pesados antes e durante o banho de ma, além da importância de sempre usar equipamentos de segurança como bóias e coletes salva-vidas.

Primeiros socorros

O afogamento pode levar à morte, por isso a importância de fazer rapidamente ações de primeiros socorros como: se a pessoa estiver em uma piscina ou em um ambiente com uma profundidade que se possa alcançar, tente retirá-la da água o mais rápido possível. Se a pessoa estiver no mar, peça ajuda para resgatá-la com segurança, sem colocar sua vida em risco; quando a pessoa for retirada da água, verifique se ela está respirando. Se não estiver respirando, comece a realizar a respiração boca a boca imediatamente. Também é importante ligar para o serviço de emergência,

Foto: Ascom Corpo de Bombeiros de Sergipe

 

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo