Alese e Instituto Histórico comemoram Emancipação Política com Sarau na Escola do Legislativo

Da Escola do Legislativo – Por Rosângela Dória

Para celebrar a Emancipação Política de Sergipe, comemorada no dia 8 de julho, a Assembleia Legislativa de Sergipe e o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe promovem , no dia 04 de julho, às 16h, na Escola do Legislativo João de Seixas Dória, O Sarau da Emancipação. O evento contará com o tema: Construindo a liberdade: A Emancipação de Sergipe no contexto da independência do Brasil (1820-1823).

As palestras serão ministradas pela Prof° Dra. Terezinha Oliva (UFS) e a Prof° Dra. Edna Maria Matos Antônio (UFS) Na parte cultural, as comemorações contam com a participação do Coral da Assembleia Legislativa de Sergipe – Corales e do Quarteto de Cordas. A apresentação será realizada nas escadarias da Elese. O evento é gratuito e aberto ao público. Os participantes terão certificação da Escola do Legislativo.

Em 8 de julho de 1820, data da Emancipação Política de Sergipe, o rei D. João VI assinou a carta régia que tornou Sergipe independente do estado da Bahia. O então brigadeiro Carlos César Bulamarque foi nomeado como o primeiro governador do estado.

Palestrantes

Edna Maria Matos Antônio é Graduada, Mestra e Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Professora do Departamento e do Mestrado em História da Universidade Federal de Sergipe, com experiência em cursos de graduação, especialização e ensino fundamental e Médio no estado de Sergipe. Atualmente é chefe do departamento de História da UFS. Tem experiência no ensino e pesquisa na área de História, com ênfase em História do Brasil Colonial e Império e nas discussões de poder e relações sociais. Desenvolve e orienta pesquisas e discussões sobre o período colonial sergipano e a independência, enfatizando questões sobre política, cultura, poder e sociedade. Sobre esta temática, tem publicado livros e artigos nacionais e internacionais, além de cursos e palestras.

Terezinha Oliva é professora emérita da Universidade Federal de Sergipe – UFS e oradora oficial do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe – IHGSE, possui Graduação em História (UFS, 1971), Mestrado em História (UFPE, 1981) e Doutorado em Geociências (UNESP, 1998). Com longa experiência no ensino e na pesquisa em História, segue estudando temas da história, da geografia e da cultura brasileira e, mais especificamente, sergipana. É autora da obra Impasses do Federalismo Brasileiro: Sergipe e a Revolta de Fausto Cardoso (1985 e 2014), coautora de obras como o Atlas Escolar Geo Histórico e Cultural de Sergipe (2007) e colaboradora de obras como Textos para a história de Sergipe (1991 e 2013).