Por Assessoria Parlamentar
Em sessão especial realizada na tarde dessa segunda-feira, 17, o deputado estadual Kaká Santos (União) entregou o Título de Cidadania Sergipana ao delegado de Polícia Civil, Fábio Alan Pinto Pimentel. A honraria é concedida pela Assembleia Legislativa de Sergipe em reconhecimento aos serviços prestados ao estado.
Autor da propositura, Kaká Santos destacou o comprometimento do delegado Fábio Alan com a segurança pública e o bem-estar da população sergipana. “Por onde passou, ele liderou operações que resultaram em numerosas prisões e no enfraquecimento de redes criminosas em nosso estado”, salientou.
O deputado também enalteceu a passagem do delegado por Tobias Barreto, município que obteve uma queda drástica no número de homicídios através de uma ação conjunta com a Polícia Militar, que tinha à frente do 11° batalhão o atual comandante-geral da PM, coronel Alexsandro Ribeiro.
“Quando atuou em Tobias Barreto, uma das cidades mais violentas de Sergipe na época, que registrava aproximadamente 40 homicídios por ano, Fábio Alan conseguiu, trabalhando em parceria com a PM, reduzir drasticamente esse número para apenas cinco homicídios anuais”, frisou Kaká.
Por fim, o parlamentar deu boas-vindas ao novo cidadão sergipano e afirmou que o Título de Cidadania é uma forma de honrar o histórico de bravura do delegado e agradecer por sua valorosa contribuição para a segurança pública.
“Com o título de cidadania, manifestamos a nossa gratidão a esse profissional por tudo que ele fez em prol da segurança pública no estado. Que a sua história possa servir como inspiração para as gerações futuras e que seu trabalho continue a contribuir para tornar Sergipe um estado cada vez mais seguro para todos “, concluiu Kaká Santos.
Compromisso com Sergipe
Nascido na cidade de Santos, em São Paulo, o delegado Fábio Alan iniciou sua jornada em Sergipe no ano de 2007, no município de Lagarto. No estado, também exerceu seu cargo nas delegacias de Itabaiana, Simão Dias, Tobias Barreto e Propriá, alcançando marcas expressivas no que se refere à redução da criminalidade no interior sergipano.
Em seu discurso como cidadão sergipano, Fábio Alan afirmou que a mão de Deus o fez se inscrever no concurso para delegado em 2006, ano que ele passou a vir constantemente para o estado. “Eu não conhecia Sergipe, não tenho nenhum parente aqui e, sem querer, Deus me fez acertar na escolha”, recordou.
Segundo o delegado, hoje Sergipe é um dos estados mais pacíficos do Brasil, com maior diminuição do número de homicídios. Um cenário totalmente diferente do que encontrou ao chegar no estado, quando um município como Lagarto registrava, no período mais tranquilo, dois homicídios por semana. “De lá pra cá, todas as autoridades se empenharam diuturnamente no combate à criminalidade. E os novos índices são reflexo disso”.
Ao encerrar sua fala, Fábio Alan reafirmou o compromisso com a população sergipana. “Continuarei trabalhando em prol da sociedade, mas agora farei isso como cidadão, verdadeiramente, sergipano”.
Fotos: Jadilson Simões/ Agência Alese