Literatura
O evento, que nesta edição tem por tema “Talentos de Sergipe”, contará também com o lançamento do livro “As Exéquias do Monsenhor Olympio Campos”, de autoria da escritora Ana Medina em parceria com o historiador Claudefranklin (da Academia Sergipana de Letras).
A obra destaca um estudo sobre a memória do Monsenhor Olympio Campos, situando a relevância do líder religioso a partir dos eventos que envolvem o seu assassinato em 9 de novembro de 1906 (quando exercia o mandato de senador), com duas facadas e 11 tiros no Rio de Janeiro, por Armando de Aguiar Cardoso e Humberto de Aguiar Cardoso, filhos do deputado federal Fausto Cardoso.
O crime foi perpetrado como ato de vingança pela morte do pai. Tempos depois, ficou comprovada a inocência do monsenhor. Antes de chegar ao Senado, Olympio Campos foi presidente do Estado de Sergipe (1899-1902), deputado federal e deputado estadual. Exerceu seu ministério presbiteral em Itabaianinha, sua cidade natal, Cristinápolis e Aracaju.
Sobre os autores
Ana Maria Fonseca Medina e Claudefranklin Monteiro já trabalham em parceria. Em 2023, lançaram a primeira bibliografia, intitulada “Pela Luz dos Olhos Teus — Ensaio Biográfico —Hugo Gurgel”. E, em 2021, foram responsáveis pela escrita das obras “150 anos de Religiosidade e Fé – Paróquia Senhora Sant’ Ana do Boquim-SE”.
Segundo o curador do Espaço Cultural, Beneti Nascimento, “a Casa sempre se caracterizou como o espaço consagrado a promover a cultura de Sergipe, através dos eventos que aconteciam no hall da Assembleia sempre na última quinta-feira de cada mês”.
O Encontro Cultural será embalado pelo saxofonista Roberto Brito e estará aberto ao público a partir das 18h.
Foto: Joel Luiz/Alese