Por Assessoria Parlamentar
Médica e mãe atípica Dra Lidiane Lucena fará uma palestra em Angola, na África Central, sobre atividades parlamentares voltadas à neurodiversidade e realizará atendimentos médicos gratuitos.
Neste sábado, 27, a médica e deputada estadual Dra Lidiane Lucena embarcou rumo à África, mais precisamente para Luanda, em Angola, para participar de uma Caravana de Saúde, que reunirá diversos profissionais de Saúde para o atendimento gratuito de crianças e famílias de comunidades vulneráveis de Luanda.
“Me sinto honrada com esse convite, pois terei a oportunidade de apresentar, durante uma palestra em um Workshop, os projetos de lei de minha autoria com foco na promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Além de ter a oportunidade de compartilhar a minha experiência enquanto mãe atípica e de fazer uma das coisas que mais amo que é exercer medicina, ainda mais atendendo a pessoas em situação de grande vulnerabilidade social e que muitas vezes não têm acesso a profissionais de saúde”, afirmou a deputada, que é mãe de três filhos, tendo sido o de 7 anos diagnosticado este ano com o Transtorno do Espectro Autista e TDAH.
Vale lembrar que a deputada, desde o início do seu mandato, também realiza atendimento médicos gratuitos em Sergipe. Através do projeto “A Dra Atende”, ela já esteve em 10 municípios, e já realizou 17 dias de atendimentos.
Ao todo, foram convidados 30 brasileiros para participar da Caravana, que terá uma semana intensa de atendimentos às crianças neuroatípicas, além de palestras e formações voltadas a profissionais de Saúde e a famílias. “Os convidados foram escolhidos por sua expertise e experiência na área dos Transtornos do Neurodesenvolvimento”, explicou a coordenadora da Caravana, Danielle Manuel, que acrescentou: “o objetivo do projeto é levar capacitação a pais e profissionais e dar maior acessibilidade à terapia baseada em evidências para pessoas em situação de vulnerabilidade social”.
De Sergipe, também participará a psicopedagoga Maria Rivânia Barreto, que tem grande conhecimento sobre autismo e crianças neurodivergentes.
Autismo em Angola – Considerando os dados populacionais do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2020 Angola contava com 31.127.674 habitantes, para qual estima-se cerca de 576 mil pessoas com autismo, entre elas 157 mil vivem na província de Luanda.
Card: Assessoria Parlamentar